A comissão eleitoral do Afeganistão anunciou hoje (21) que o economista Ashraf Ghani foi o vencedor do segundo turno das eleições presidenciais no país, em junho, e que terminou em um impasse político. Ghani e Abdullah Abdullah eram os dois adversários que concorriam à sucessão do presidente Hamid Karzai.
Após o segundo turno, Abdullah denunciou fraudes massivas, o que provocou um processo de revisão eleitoral. A tensão subiu rapidamente entre os partidários dos dois candidatos. Ghani e Abdullah assinaram hoje um acordo de governo de união nacional, em uma cerimônia em Cabul.
O acordo dá a Presidência a Ghani e Abdullah deverá ser nomeado para um novo cargo, o de "chefe executivo", função semelhante à de primeiro-ministro. As Nações Unidas pressionaram para a constituição de um "governo de união nacional" a fim de evitar o regresso das divisões étnicas da guerra civil do final de 1990.
A comunidade internacional - em particular os Estados Unidos, principal doador para o Afeganistão ? está preocupada com os riscos da agitação política a poucos meses da retirada das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), prevista para o fim do ano.
Editor Nádia Francohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-09/comissao-eleitoral-declara-ashraf-ghani-vencedor-das-eleicoes-noComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.