Levantamento da Secretaria da Saúde de São Paulo divulgado hoje aponta que a cada dia, em média, seis paulistas são atendidos em hospitais vítimas de ataques de enxames de abelhas. De janeiro a julho deste ano foram 1.291 registros em todo o Estado, sendo que quatro vítimas faleceram. Entre as regiões com o maior número de pessoas acidentadas estão Campinas e Piracicaba seguidas de Botucatu e Araraquara.
Em geral os ataques estão relacionados ao ambiente de trabalho, como lavouras, por exemplo. Por isso, algumas medidas de prevenção são fundamentais como usar roupas adequadas e claras, preferencialmente brancas, em caso de manipulação das colmeias, já que o uso de cores fortes pode desencadear um comportamento agressivo das abelhas. Além disso, é recomendável o uso de chapéus e roupas de manga em locais propícios ao aparecimento de enxames. Em caso de acidente, a dica é retirar os ferrões com pinças e procurar o serviço de saúde mais próximo.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.