Os três centros de formação de condutores da cidade (CFCs) estão preparados para receber um equipamento chamado de simulador de direção, cuja obrigatoriedade passou a valer desde o início do mês conforme determinação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
A obrigatoriedade vem causando uma certa celeuma em muitos estados que alegam não ter ainda as adequações necessárias para a implantação do sistema que exige, por exemplo, conexão digital dos Centros de Formação com o Detran dos Estados. “O sistema afere por meio de biometria (leitura da impressão digital) se o aluno está realizando a aula. Além disso existem câmeras monitorando as atividades que enviam as imagens para o Detran. Tudo é conectado e precisamos investir também na estrutura para receber este equipamento”, revelou o empresário Newton Aparecido Cardoso, do CFC “A” itapirense .
Ele aguarda a chegada do equipamento para as próximas semanas. Disse que o novo processo deve encarecer entre R$ 250 e R$ 300 o valor da carteira de habilitação e defende seu uso. “É uma boa ferramenta para ajudar no processo de educação de futuros motoristas”.
Irão utilizar o equipamento interessados em tirar carteira categoria B (habilitação para automóvel). São necessárias cinco aulas de 30 minutos cada antes do início das aulas práticas, que não são afetadas com a introdução da novidade. Continua sendo obrigatório o número de 20 aulas práticas com 50 minutos cada.
Para Anderson Soares de Souza, 37 , do CFC Souza a medida é bem vinda porque, segundo ele, oferece uma ótima noção de direção prática necessária à formação principalmente de quem vai dirigir pela primeira vez. Ele disse que seu CFC vai adquirir o aparelho por comodato e que já tem tudo pronto para sua instalação. Outro CFC, o Brasil, também já temtudo pronto para a chegada do equipamento. A dúvida é o tempo da entrega. “Como se trata de uma demanda enorme por parte das empresas que estão aptas a fornecer este equipamento, a gente fica assim meio receoso quanto ao prazo de entrega. Esperamos que chegue logo”, disse um representante da empresa.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.