A recuperação da encosta da Avenida Lions, nas proximidades da Avenida Jacareí, está se tornando uma operação inédita, com o uso de pneus usados que irão melhorar as condições de drenagem da área e que, principalmente, representam uma solução ecologicamente correta. A medida está se tornando realidade em vista de um entendimento entre as Secretarias de Serviços Públicos e de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira.
Segundo as Secretarias, além de contribuir com a preservação do meio ambiente com a redução de recursos naturais, o muro de contenção com a utilização de pneus é mais resistente ao tempo do que os de cimento. Para criar a contenção, as paredes são compostas de pneus preenchidos com terra adensada em seu interior até que eles comecem a se deformar. Camadas subsequentes moldam esta deformação, formando um cadeado mecânico poderoso. Com sua instalação no local, o peso das paredes cria uma estrutura forte e estável, capaz de resistir ao esforço mecânico de correntes de água e a uma eventual erosão.
Assim, Itapira dá mais um passo inovador na região com a construção de um muro de pneus inservíveis e com a gestão de pneumáticos, passando a adotar padrões sustentáveis de produção e consumo. Tendo em vista que os pneus inservíveis são um dos resíduos que prejudicam o meio ambiente, fabricantes e importadores têm o dever civil de destiná-los adequadamente. A SAMA, através de um convênio firmado com a Reciclanip, já vem dando destino ecologicamente correto a pneus usados.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.