Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Setembro de 2024
Notícia
27/09/2011 | Banco de Leite Humano do HMI comemora Dia Nacional da Doadora de Leite

Com uma grande distribuição de folhetos e cartazes no município, impressos e cedidos pelo Ministério da Saúde, e cartas de cumprimentos e lembranças dirigidas às mães doadoras itapirenses, a equipe do Banco de Leite Humano/BLH do Hospital Municipal de Itapira/HMI está lembrando nesta semana o Dia Nacional da Doadora de Leite Materno, comemorado todos os anos no dia 1º de outubro.
 
Segundo a coordenadora do BLH, Flavia Domingues Barizon, a data é mais uma oportunidade que se tem para divulgar a importância do leite materno para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe: “Daí o papel fundamental da doadora de leite, ajudando a salvar vidas”, destacou Flávia.
 
No momento, o HMI prepara as novas dependências do BLH no 2º andar, que atualmente desenvolve suas atividades no 1º andar desde sua inauguração, e que em breve ocupará um espaço ampliado e especialmente adaptado, proporcionando assim melhores condições de atendimento às mães doadoras, e de trabalho para as servidoras do setor.
 
As visitas às residências das doadoras continuam sendo realizadas normalmente, tanto para orientação sobre os procedimentos de ordenha e armazenamento do leite, quanto para coleta do leite congelado e doado. Toda a mãe que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para ser doadora, deve ter leite em excesso, ser saudável, não fumar mais de 10 cigarros por dia, e não usar drogas ou bebidas alcoólicas. Para doar leite, basta entrar em contato com o BLH no HMI, no telefone 3913-9393, e se informar sobre a doação: “Fazemos um apelo a todas as mães que estão amamentando, para que sejam doadoras, pois nosso estoque de leite está baixo, e temos muitos bebês precisando”, completou Flávia.

 O leite humano é muito importante para todos os bebês. Ele alimenta e protege o recém-nascido contra diarréia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. Os bancos de leite humano recebem o leite, pasteurizam e distribuem para as crianças que precisam, com prescrição médica: “Assim como a doação de sangue, a doação de leite materno ajuda a salvar vidas. É um gesto de solidariedade que faz a diferença para o bebê se desenvolver com saúde, e tenha mais chances de recuperação, ficando protegido de doenças”, comentou o secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira.

Fernando Odriozola, Técnico em Comunicação Social

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1939 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções