Chu Modonezi durante uma das muitas competições esportivas promovidas por José Barretto
Mesmo estando fora de Itapira há quatro décadas, José Jercoles Modonezi Filho, o Chu, 62, não esquece suas origens. Sempre que pode se desloca de Campinas até sua terra natal para rever amigos e matar a saudade dos bons e velhos tempos.
Formado em Educação Física, mas atuando no ramo imobiliário, saiu de Itapira em 1974 para Santo Antonio de Posse -SP, de onde seguiu para Jaguariúna-SP até fincar raízes em Campinas-SP. “Meus filhos foram crescendo e precisei procurar um lugar apropriado para que pudessem seguir nos estudos e ingressar no mercado de trabalho”, explica.
Dos tempos de juventude em Itapira guarda muitas recordações e boas amizades e, principalmente, os tempos de ginásio. Como quase todo itapirense de sua geração, frequentou os bancos escolares do IEEESO (Instituto de Educação Estadual Elvira Santos Oliveira) e teve José de Oliveira Barretto Sobrinho como professor de Educação Física.
Do velho mestre, que está perto de completar 80 anos, guarda boas lembranças. “O que mais me marcou foi sua liderança e por ser uma pessoa carismática”, revela.
Chu chegou a integrar a equipe juvenil de atletismo da escola e a disputar algumas provas contra outros colégios. “Cheguei a integrar a equipe juvenil,mas por poucas vezes”, frisa. “Fazia a prova de 75 metros e de salto em distância”.
E esse tempo em que conviveu com Barretto pôde assimilar diversas lições. “O respeito e principalmente não desistir jamais daquilo que gosta, do começo, meio e fim”, deixa claro. “E também que o esporte só traz benefícios”.
Chu Modonezi ao fundo, ao lado de Barretto, em solenidade no IEEESO
Chu Modonezi durante uma das muitas competições esportivas promovidas por José Barretto
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.