A iniciativa do Banco Central (BC) de realizar leilão equivalente a empréstimos de moeda estrangeira às instituições financeiras não teve resultados. O BC informou há pouco que não foram aceitas as propostas das instituições financeiras. Nesse tipo de leilão, o BC faz uma operação de venda conjugada com uma de compra. Os recursos para fazer o leilão são de reservas internacionais.
O BC tinha anunciado hoje mais cedo os leilões A e B, com data de liquidação da venda no dia 19 dezembro deste ano. A data de compra seria dia 18 de janeiro de 2012, no caso do leilão A, e 16 de fevereiro do próximo ano, para o B.
Essa operação foi usada pelo BC durante a crise financeira internacional, em 2009, para fornecer liquidez (disponibilidade de dinheiro) às instituições financeiras. Segundo o BC, a última vez que foi feito um leilão como esse foi no dia 29 de abril de 2009.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.