Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
15/09/2015 | BC vê indícios de manipulação em mercado de câmbio, diz diretor

O Banco Central (BC) identificou indícios de conluio de operadores no mercado de câmbio, no exterior, disse hoje (15), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o diretor de Política Monetária da autarquia, Aldo Mendes. O diretor disse que recebeu documentos, compartilhados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) com o BC, que indicam a tentativa de ?tabelamento? do spread, diferença entre taxa de compra e de venda do dólar. É do spread que os bancos tiram o lucro das operações cambiais.

O diretor destacou que a concorrência leva naturalmente ao ?estreitamento? do spread. A ação dos operadores era tentar tabelar o spread. ?O Cade saberá lidar com essa questão concorrência?, disse o diretor.

A manipulação em mercados de câmbio, inclusive do Brasil, por grandes instituições financeiras estrangeiras está sendo investigada nos Estados Unidos e na Europa.

Apesar dessa manipulação no spread, o diretor garantiu que a ação no exterior não afeta a taxa de câmbio brasileira por ser definida exclusivamente no Brasil. O diretor acrescentou que não há participação de instituições financeiras do Brasil nessa ação, mas há pessoas físicas brasileiras trabalhando para os bancos estrangeiros investigados.
 

Editor José Romildo de Oliveira Lima

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-09/bc-ve-indicios-de-manipulacao-de-mercado-de-cambio-diz-diretor

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1202 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções