Graças à realização da infraestrutura urbana da área, feita desde 2008 pela Prefeitura, e com a autorização final da Caixa Econômica Federal, o prefeito Toninho Bellini conseguiu assegurar nesta semana a construção de 320 apartamentos em Itapira pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Eles serão erguidos dentro de pouco tempo no Loteamento José Tonolli, no bairro Istor Luppi, e serão direcionados para famílias com renda entre 0 e 3 salários mínimos.
O anúncio da autorização, e da consequente liberação dos recursos para a obra, foi feito na quarta-feira em Piracicaba, na Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, pelo superintendente Carlos Henrique Almeida Custódio e representando a empresa Riwenda, Sr. Ivan Garcia de Oliveira, que agendou uma reunião com Bellini especialmente para transmitir a informação. Este será o terceiro empreendimento no município através do programa do governo federal. Antes foram construídos o Residencial “Dr. Luiz Arnaldo Alves de Lima”, com 232 casas, também no bairro Istor Luppi, e o Residencial “Hélio Nicolai”, inaugurado no sábado, 15, com 270 unidades.
A construção dos apartamentos no bairro se tornou possível porque a administração municipal fez todas as obras de infraestrutura da área, cumprindo assim os compromissos com os antigos proprietários firmados na administração anterior. A existência de equipamentos urbanos como redes de água e esgotos, entre outros, é essencial para a aprovação de projetos do programa Minha Casa, Minha Vida. Apenas o Saae investiu nesta infraestrutura cerca de R$ 700 mil em 2008, de acordo com valores da época. “Desta forma, desde o início de nossa administração asseguramos a construção em Itapira de 921 unidades habitacionais, capazes de atender uma população de quase 4.200 habitantes. Restam ainda 63 unidades que a CDHU construirá em Barão Ataliba Nogueira em terreno que já doamos e para cujo início de obras faltam poucas providências a serem tomadas pelo governo do Estado”, afirmou o prefeito Toninho Bellini.