Próximo de completar quatro décadas de vida pública, o deputado estadual Barros Munhoz, para muitos, o Totonho, é considerado a maior liderança política da história de Itapira e da nossa região da Baixa Mogiana e do Circuito das Águas Paulista. Que me desculpem os demais políticos de ontem e de hoje, mas é inegável o sucesso da trajetória política de Munhoz. Entre erros e acertos, podemos dizer que o saldo é positivo, afinal de contas, mais acertou do que errou.
Munhoz começou na política ainda muito jovem, quando esta era dominada pelas antigas figuras vinculadas ainda à ditadura. A democracia no Brasil ainda engatinhava, e Munhoz surgiu jovem, com todo um futuro promissor pela frente, e soube muito bem aproveitar esta oportunidade, desenvolveu seu potencial ao máximo. Não é à toa que foi prefeito de Itapira em três oportunidades, deputado estadual quatro vezes, candidato a governador e ministro da agricultura do governo Itamar Franco.
Além disso, recentemente, foi presidente da Assembleia Legislativa por dois mandatos consecutivos, fato inédito na história daquela casa de leis, obtendo 92 dos 94 votos possíveis, demonstrando que sabe muito bem articular, transitando com impressionante desenvoltura entre as mais diferentes vertentes partidárias, fato que dificilmente se repetirá novamente.
Ao completar 38 anos de vida pública, Munhoz tem muito a comemorar. Seu grupo retomou o comando da cidade, e vem desenvolvendo um belo trabalho apesar de todas as dificuldades encontradas. Já vislumbra num futuro próximo seu quinto mandato na Alesp, o que fará de Munhoz, sem dúvida ou demagogia, o maior político da nossa história, para indigestão de seus adversários ou mesmo dos pseudocompanheiros, que ainda acham que podem ser melhor que ele.Tá pra nascer!