Brasil e Uruguai realizaram o tradicional clássico sul-americano, atrás de uma vaga na final da Copa das Confederações 2013, nesta quarta-feira (26), em Belo Horizonte (MG). O Brasil venceu pelo placar de 2 a 1 e garantiu a classificação para a grande final.
O Uruguai começou a partida marcando forte, buscando impedir as jogadas de perigo dos brasileiros. Aos 12 minutos, os uruguaios tiveram pênalti marcado a seu favor, mas Júlio César defendeu a cobrança de Forlán.
O Brasil tentava criar jogadas, mas não conseguia colocar a bola no campo de ataque, deixando espaços abertos para o Uruguai atacar.
Forlán apareceu novamente aos 30 minutos, em chute da entrada da área que passou por cima do gol de Júlio César.
A primeira boa chance brasileira resultou no gol de Fred, aos 40 minutos, aproveitando rebote do goleiro em chute de Neymar para dar um toque na bola e abrir o placar do Mineirão.
Cavani, aos dois minutos do segundo tempo, empatou a partida para o Uruguai. O atacante uruguaio aproveitou confusão na área brasileira e bateu de primeira para o fundo das redes de Júlio César.
Oscar tentou a resposta aos oito minutos, ao aproveitar erro na tentativa de Muslera de tirar a bola da área para encobrir o goleiro uruguaio, mas sem sucesso.
Aos 11 minutos, Hulk bateu falta e a bola explodiu nas mãos de Muslera. O Brasil insistia em manter a bola no campo de ataque, mas sem conseguir encaixar as jogadas diante da forte marcação uruguaia.
Bernard, pela direita, fintou o zagueiro e cruzou para Fred bater de primeira por cima do gol. A pressão brasileira continuou forte, com muita presença no campo ofensivo.
Cavani recebeu na entrada da área aos 33, fintou Hernanes e bateu rasteiro, com a bola desviando em Luiz Gustavo e saindo pela linha de fundo.
Aos 40 minutos, o Brasil retomou a dianteira do placar com o gol de Paulinho, que aproveitou cobrança de escanteio para subir mais que a defesa uruguaia, fechando a vitória brasileira no Mineirão.
O Brasil enfrentará o vencedor de Itália e Espanha na final da competição.
Ficha Técnica
Brasil 2 x 1 Uruguai
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Enrique Osses (Chile);
Assistentes: Carlos Astroza e Sergio Roman
Brasil: Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar (Hernanes); Hulk (Bernard), Neymar (Dante) e Fred.
Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín e Cáceres; Arévalo Rios, Álvaro González (Gargano) e Cristian Rodriguez; Forlán, Suárez e Cavani.
Técnico: Oscar Tabárez.
Gol: Fred (BRA) aos 40 do primeiro tempo, Cavani (URU) aos 2, Paulinho (BRA) aos 40 do segundo tempo.
CA: David Luiz, Marcelo e Luiz Gustavo (BRA); Álvaro González e Cavani (URU).