A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Amparo executou de 1º de julho a 31 de agosto, a etapa de Busca Ativa do Programa São Paulo Solidário do Governo do Estado.
O trabalho da equipe destinada à realização desta etapa consistiu no mapeamento das áreas a serem visitadas, na análise das áreas de vulnerabilidade social e nas visitas às residências.
Os equipamentos utilizados pelas visitadoras - semelhantes aos utilizados nos censos pelo IBGE - permitiram que os dados fossem enviados simultaneamente a base de dados do Governo do Estado. O método das entrevistas baseado no conceito do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) avaliou não somente a renda, mas também as condições de educação, saúde e padrão de vida.
A Busca Ativa é a primeira etapa que visa identificar as famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente as que ainda não são cobertas pelos atuais serviços da Assistência Social. Após a identificação das famílias, será elaborado o Retrato Social e posteriormente executada a Agenda da Família Paulista através de programas sociais financiados pelo Governo do Estado de São Paulo para que as famílias superem suas privações sociais.
De acordo com o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, João Campos, a Busca Ativa do Programa São Paulo Solidário auxiliará o município na identificação das famílias e melhoria dos serviços sociais já oferecidos.
A equipe do projeto “Busca Ativa” foi formada por assistentes sociais, coordenadores e motoristas da SMASC e estudantes do curso de Serviço Social da UNIFIA.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.