Você conhece o maior cafezal localizado em área urbana no País? Fica no coração da capital, a cinco minutos da Avenida Paulista, no Instituto Biológico (IB). O local será palco para a abertura simbólica da colheita de café da safra 2012 no dia 24, às 9h30. Os participantes poderão colher os frutos maduros do cafezal, com cerca de 1.500 pés de café. O produto dessa colheita será transformado numa Edição Especial, que será doada para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
A história do cafezal teve início na década de 20, quando uma praga, conhecida por "broca-do-café", começou a atingir as plantações do Estado de São Paulo, provocando a destruição dos grãos e a queda da produção nas fazendas paulistas. A crise, que abalou o agronegócio cafeeiro, resultou na criação do Instituto Biológico, que tem a missão de gerar conhecimento para garantir a sanidade animal e vegetal da nossa agropecuária.
Além da colheita, estão previstas, na programação do evento, as seguintes atividades: pronunciamentos das autoridades e convidados especiais; plantio de 85 pés de cafés referente a cada ano de existência do IB; exposição de pintura temática do café alusiva ao projeto Arte-Inclusão do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; e certificação internacional (Norma UTZ) do café produzido pelo IB.
A produção paulista de café do ano-safra 2012/13 é estimada em 5,04 milhões de sacas, um aumento de 28,7% em relação à safra anterior. Os dados são do último levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.