Marques e Ferrarini receberam militar
O presidente da Câmara Manoel Marques (PV), junto com o vereador Luis Henrique Ferrarini (PV), recebeu nesta terça-feira a visita do Tenente do Exército Reinaldo Júlio de Souza, delegado do serviço militar da 5ª delegacia do serviço militar. O encontro aconteceu na sede do legislativo itapirense.
O objetivo principal da reunião foi tratar sobre a possibilidade de Itapira contar com um tiro de guerra, trabalho encampado por Ferrarini após apresentar um requerimento solicitando a possibilidade ao Ministério da Defesa.
Durante a reunião o Tenente informou os passos que devem ser tomados para que Itapira possa ser beneficiada com a atividade militar. Segundo Marques e Ferrarini a reunião foi extremamente positiva, pois abriu a possibilidade de o Tiro de Guerra se tornar realidade no município.
“Ele (o Tenente) foi extremamente solícito e nos explicou os passos que devemos tomar para a implantação deste trabalho. Agora Ferrarini irá tomar as medidas necessárias. Também me coloquei a disposição para auxiliar no que for possível, como por exemplo, alguma gestão com o Executivo”, afirmou Marques.
O TIRO DE GUERRA
Segundo o Exército Brasileiro divulga em sua página na internet, o Tiro de Guerra é uma forma de prestar o serviço militar à nação, sendo as unidades órgãos de formação de reserva que possibilitam aos convocados, mas não incorporados em organizações militares da ativa, prestar o serviço militar inicial nos municípios onde estão residindo. Desse modo, os jovens convocados recebem instrução, conciliando-a com o trabalho e estudo. No Tiro de Guerra, o Atirador deverá permanecer por um período de seis a 10 dez meses participando de atividades específicas das Forças Armadas, ao término do período o referido militar é licenciado das fileiras do Exército.
A organização de um Tiro de Guerra ocorre em acordo firmado com as prefeituras e o Comando da Região Militar. O exército fornece os instrutores, fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações. Existem hoje mais de 200 TG"s distribuídos por quase todo o território brasileiro. Na região de Itapira, as cidades de Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Amparo, São João da Boa Vista e Espírito Santo do Pinhal contam com uma unidade cada.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.