Foi realizado na noite de quinta-feira, 27, no plenário da Câmara de Vereadores, o primeiro encontro com os jovens eleitos que irão compor o Parlamento Jovem de 2014. A eleição foi realizada através do voto direto em cada estabelecimento de ensino participante durante a última semana.
Na próxima quinta-feira, 03, a partir das 19h30, os “vereadores” serão diplomados e tomarão posse durante uma solenidade na Casa. Os estudantes do Ensino Médio são representantes de seis escolas do município: Anglo, Ativa, Atuante, Interativa, Antônio Caio e Caetano Munhoz.
O projeto prevê 14 cadeiras disponíveis para parlamentares jovens, uma para cada instituição que possui Ensino Médio na cidade. Porém, como o programa recebeu a participação de seis escolas, as demais vagas remanescentes foram preenchidas por alunos das instituições participantes, levando em conta a quantidade de alunos das instituições, ficando as escolas particulares com dois representantes e as públicas com três cada, devido ao maior número de alunos.
“O trabalho tem sido muito interessante, e a receptividade muito boa nas escolas, que puderam trabalhar o tema e foram responsáveis por realizar todo o processo eleitoral, tentando se aproximar o máximo da realidade, algumas delas, inclusive, utilizando cédulas, cabines e urnas de votação que a Câmara disponibilizou junto do Cartório Eleitoral. Temos uma excelente expectativa, junto das escolas para o projeto que agora entrará literalmente para dentro da Casa”, analisou o presidente Carlos Alberto Sartori (PSDB).
Eleitos
O projeto
O Parlamento Jovem consiste na criação de um parlamento formado por estudantes de Itapira que irão exercer um mandato anual, de 3 de abril a 20 de dezembro. Toda a atividade do jovem parlamentar será balizada por um regimento interno já criado especificamente para o projeto.
Serão 14 representantes englobando a faixa etária de 15 a 17 anos, preferencialmente. O processo seletivo e eleitoral ocorreu nas escolas que aderiram ao programa, incentivando assim o estudante a conhecer desde o princípio a atividade política e democrática de forma prática. Após tomarem posse os parlamentares jovens terão várias atividades iguais à de um vereador, como a eleição de uma mesa diretora, apresentação de sugestões para melhorias na cidade, projetos, etc.
Apesar de não valer legalmente, as sugestões e conteúdo apresentado pelos jovens poderão servir de base para ações dos vereadores de Itapira, para que eles apresentem de forma oficial e legal uma indicação, requerimento e até mesmo projetos de lei.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.