A campanha promovida pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) para destinação do 1% do Imposto de Renda devido pela empresas para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e, consequentemente, às entidades assistenciais, resultaram em um aumento de aproximadamente 35% na verba obtida em relação ao ano anterior.
Durante a coletiva de imprensa realizada na manhã de ontem, a presidente do conselho, Rose Martucci, explicou que esse dinheiro iria para a União, caso não fosse destinado ao CMDCA. Segundo ela, essa é uma maneira dos declarantes fiscalizarem ao menos uma parte do montante que seria repassado à Receita Federal.
Até o momento, os recursos repassados somaram R$ 764.740,50, valor que corresponde a um aumento de quase 35% em relação ao período anterior. Rose revelou ainda que esse dinheiro pode ser maior, uma vez que algumas empresas fazem o pagamento parcelado. No total, o aumento pode ser de até 59%. “Nos só temos a agradecer principalmente pela confiança que foi depositada em nós. Essa verba nos possibilita dar continuidade aos trabalhos das entidades e até mesmo abraçar novos projetos”, afirmou.
No total, mais de mil crianças e adolescentes, além de familiares, serão beneficiados pelo custeio dos projetos das entidades, sendo elas Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Aipa (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente), Casa da Criança Celencina Caldas Sarkis, ADI (Associação Down de Itapira), Casa Transitória Flávio Zacchi, Educandário Nossa Senhora Aparecida, Lar São José, SEPIN (Serviço de Proteção à Infância e Adolescência de Itapira), CAHEK (Casa dos Amigos Helen Keller) e Jovem em Ação.
Apesar dos bons resultados, a campanha não terminou e prossegue tendo como público alvo as pessoas físicas. A secretária de Promoção Social Eliana Assugeni Sobreiro Dias explicou que todos se empenharão para conseguir a destinação de 3% da declaração do Imposto de Renda de cada contribuinte. “É muito simples o processo e é feito pela internet. Muitos acabam se sentindo constrangidos temendo que seu nome seja divulgado, mas garantimos que esse processo é totalmente sigiloso”, frisou. Com o intuito de impulsionar a ação, uma reunião explicativa com os contadores do município está para ser agendada.
Os que se interessam pela doação e querem coletar mais informações e orientações devem entrar em contato com a Secretaria de Promoção Social ou com o CMDCA pelo telefone 3813.9510, pelo e-mail [email protected] ou na Rua Vitório Coppos, 122, bairro São Benedito.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.