A Secretaria da Saúde de São Paulo pretende imunizar contra a gripe 5,3 milhões de paulistas a partir de sábado, 5 de maio. O número corresponde à meta de 80% dos 6,6 milhões de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas e profissionais de saúde do Estado.
Para garantir esse objetivo, a campanha, que acontece até 25 de maio em todo Estado, conta com mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos. Ao todo, são 41,6 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais envolvidos na ação.
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também protege contra outros dois tipos do vírus influenza - A (H3N2) e B.
Segundo Helena Sato, diretora de imunização da secretaria, a vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção. "A imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, como pneumonias", diz.
A garota-propaganda da campanha será a apresentadora e culinarista Vovó Palmirinha, que tem 80 anos. Ela abriu mão do cachê.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.