Na tarde da última quarta-feira, a Escola Estadual Professor Cândido de Moura realizou o lançamento e a tarde de autógrafos do livro Leitura e Criação, elaborado pelos alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e do EJA (Educação para Jovens e Adultos). A organização ficou sob a responsabilidade dos professores de Português e Inglês e acompanhamento da equipe gestora da escola.
Conforme explicaram Valéria Bueno, professora de Português, e Lucila Trani, professora de Inglês, a criação do livro faz parte do projeto Mobilização da Diretoria de Ensino de Mogi Mirim, que visa envolver os alunos em tarefas interdisciplinares e diferenciadas para desenvolver a capacidade de leitura e escrita. “Em cada série foram produzidos trabalhos de pesquisa e escrita de acordo com o gênero textual pertinente ao currículo do estado”, explicou Valéria. “A 5ª, 6ª e 7ª trabalhou contos e do 8º ano ao 3º ano do Ensino Médio foram elaborados artigos de opinião, tudo dentro da disciplina de português. Já as charges e quadrinhos foram trabalhados na matéria de inglês”, complementou Lucila.
Em aproximadamente três meses, através do trabalho em sala, pesquisas extras e muita leitura, os alunos compreenderam as características de cada gênero e então elaboraram seus próprios textos. Em seguida, foi feita uma seleção com os 80 melhores trabalhos que vieram a compor o livro. Ao mesmo tempo, um concurso de desenho para a capa do trabalho também foi promovido. “É um trabalho conectado com o que vinha sendo elaborado e destacou a importância da leitura para o desenvolvimento dos jovens”, salientou a professora de Português.
Sobre o engajamento dos alunos, Lucila e Valéria afirmaram que todos se envolveram e participaram ativamente, de modo produtivo e positivo. “É algo que muda a rotina da escola e todos aceitaram”, afirmaram. Um exemplar do livro estará disponível para consulta na Sala de Leitura do Cândido de Moura e os familiares poderão vê-lo na próxima reunião de pais e mestres. Valéria também adiantou que a escola deve dar continuidade ao projeto, com meta de publicação de um livro por ano.
O projeto Mobilização envolve todas as disciplinas trabalhadas nas escolas estaduais e no fim deste mês, a Diretoria de Ensino de Mogi Mirim realiza um fórum onde serão expostos todos os trabalhos elaborados no segundo semestre de cada escola. No caso do Cândido de Moura, serão levados o livro, maquetes e apresentações artísticas e culturais. “O objetivo é mostrar tudo o que acontece nas escolas públicas e o trabalho realizado em cada uma das disciplinas. Ao juntar tudo fica evidenciado o que de bom cada uma realiza”, finalizou Valéria Bueno.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.