Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Novembro de 2024
Notícia
15/08/2012 | Cara a Cara com A Cidade

Renato Silva é Médico Veterinário formado pela USP, sendo o fundador da primeira clínica veterinária de Itapira. Em 1991 criou a SoftVídeo Produções, também, a primeira empresa com personalidade jurídica na área de filmagens e editoração de imagens de eventos como casamentos, aniversários, formaturas etc. e institucionais para empresas. Da SoftVídeo nasceram as afilhadas: cobertura fotográfica, marketing empresarial e web design. É proprietário do Portal Cidade de Itapira e, no final de maio adquiriu o jornal A CIDADE.

A CIDADE: Renato, vamos direto ao ponto. Você começou sua vida como Médico Veterinário, se especializou nas tecnologias de imagem e som, depois Internet, lançou o Portal Cidade de Itapira, agora entra no campo do jornal impresso. Você deu marcha a ré?

RENATO: Absolutamente! É certo que a mídia impressa da forma como ela se apresenta hoje, papel e tinta, tanto pelo custo e como pelas consequências ambientais, não terá vida eterna. Um dia ela deixará de existir. Acredita-se que esse dia estará nos próximos cinquenta anos, mas ninguém poderá dizer quando será esse momento. Hoje, muita gente utiliza o meio eletrônico para informação, compras e literatura, enquanto que outras pessoas ainda olham torto para as ferramentas tecnológicas. Preferem sentir o peso, o cheiro, a textura dos jornais, o gosto de folhear... É cultural. Não muda de uma hora para outra.

A CIDADE: Você diria, então, que jornal impresso não é um bom investimento?

RENATO: Antigamente você entrava em um negócio e poderia pensar nos próximos vinte, cinquenta anos e concluir. Fiz um bom negócio. Hoje não é mais assim, nós temos que nos adaptar às circunstâncias, a cada dia.  Ao aparecer a oportunidade, senti que a união do Portal Cidade de Itapira com o jornal A Cidade poderia resultar num excelente casamento. Hoje A Cidade atinge cerca de três mil endereços, podemos projetar um universo de 12 a 15 mil leitores, em todos os cantos da cidade. O Portal os acessos diretos e indiretos chegam a dois mil por dia, com mais vinte mil visitantes únicos. Juntando os dois e excluindo as pessoas que usam as duas mídias teremos, todos os meses, de 25 mil itapirenses. O que é um número sensacional e que se mostrará interessante do ponto de vista publicitário. Portanto, vejo como um excelente investimento.

A CIDADE: Por que o jornal A Cidade?

RENATO: Dois pontos foram importantes nessa decisão. O primeiro pela história. Não podemos nos esquecer do fio que liga o jornal “A Cidade” à centenária “Cidade de Itapira”. Segundo pelo posicionamento editorial desapegado das vertentes políticas do município. Aqui convivem Barros Munhoz e Toninho Bellini. Alberto Mendes, Manoel Marques e Paganini frequentam os mesmos espaços, ora elogiosos, ora críticos, buscando bem informar a população. De vez em quando os políticos confundem liberdade de expressão com escolha política, mas as pesquisas mostram que o leitor de “A Cidade” tem uma visão perfeita do nosso trabalho e interage com o espírito da imparcialidade.        

A CIDADE: O que a população de Itapira poderá esperar do jornal A Cidade a partir de agora?

RENATO: O jornal continuará o mesmo, a equipe foi mantida, contratamos novos colaboradores para aperfeiçoar o que já era bom. Temos a pretensão de nos tornamos o maior jornal de Itapira. Como os outros jornais fazem um trabalho muito bom, quem vai ganhar com isso será o leitor itapirense.

A CIDADE: O jornal vai embarcar em alguma candidatura nessas eleições?

RENATO: De jeito nenhum. Não exigimos atestado ideológico dos nossos colaboradores. Ninguém será privado de manifestar ideias. Jamais operaremos com a palavra censura. Eu tenho as minhas preferências políticas, certamente torcerei pelo meu candidato, mas isso não vai interferir na linha editorial do jornal. Os candidatos conhecem muito bem os nossos compromissos. Todos sempre tiveram espaço no Portal Cidade de Itapira e na “A Cidade”. Vai continuar assim. Eu acredito na pluralidade. Gostaria muito que o meu candidato ganhasse, mas antes da satisfação do meu desejo está o interesse da cidade que nasci, moro e pretendo continuar morando por muito tempo.

A CIDADE: Fale um pouco da campanha “A Cidade é sua, a Acei também”.

RENATO: Elaboramos um plano para ampliar o raio de ação do jornal. Queremos levá-los aos bairros. Para isso fizemos uma campanha com a participação da ACEI e parceria com a CVC e CNA. Produzimos um número limitado de cupons e distribuímos através dos supermercados associados à ACEI. Em menos de uma semana atingimos o número esperado. Quem preencheu, além de receber em sua casa uma assinatura trimestral, participará do sorteio que será realizado em outubro. Cada endereço participará com um cupom. Estamos com problemas para fazer os jornais chegarem aos bairros rurais, mas estamos tentando resolver esse problema.

A CIDADE: Uma frase da campanha de divulgação do jornal está mexendo com as pessoas: “Nós amamos muito esta cidade. Mexeu com ela. A briga é nossa!” O que você quis dizer como isso?

RENATO: Nós queremos mostrar que uma comunidade não deve ser pautada por interesses individuais, mas sim coletivos. Ninguém deve se colocar acima dos interesses do nosso povo.  Nenhum político, órgão de imprensa ou empresa é mais importante que o conjunto da população. Esse é o espírito que nós queremos divulgar. Esperamos que cada itapirense lute para tornar essa cidade cada vez melhor, mais feliz. E sempre que algo tentar atrapalhar, nós temos que reagir. Esse é o caminho! Muito obrigado.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1159 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções