Programa da Codasp prevê recuperação completa
O presidente da Câmara de Vereadores de Itapira, Carlos Alberto Sartori (PSDB), solicitou ao deputado estadual Barros Munhoz – através de requerimento aprovado por unanimidade – gestões junto ao Governo do Estado e Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), para a realização de melhorias nas estradas rurais "Osvalter Crico" (IPI 30), que tem início na SP-147 e termina no bairro dos Cardosos, e também nas estradas "Antônio Sabadini" e "Vicente Scarioto", que tem início na SP-147, no bairro da Ponte Preta, passando pelo bairro do Recreio, e findando no bairro da Ponte Nova.
Segundo o parlamentar, a ideia é que se faça melhorias a exemplo das que foram realizadas recentemente pela Codasp, através do Programa Melhor Caminho, nas estradas Luiz Cavenaghi e José Rocha Carvalho.
“São melhorias significativas feitas no leito carroçável da estrada, bem como em todo o sistema de escoamento da água das chuvas, responsáveis direto pela deterioração do solo. Tendo em vista a qualidade do serviço realizado no bairro do Rio Manso, foi que pedi ao deputado Barros Munhoz que faça gestões junto ao órgão estadual para conseguirmos mais esta melhoria. São antigas reivindicações dos moradores e produtores agrícolas que vivem nestas regiões e enfrentam, constantemente, transtornos com a qualidade das estradas”, declarou o presidente.
Entenda o Programa
O Programa Melhor Caminho foi instituído pelo Decreto nº. 41.721 de 17 de abril de 1997, destinado à elaboração de convênios entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e prefeituras municipais para a execução de obras de recuperação de estradas rurais de terra.
Tem como objetivos a adequação das plataformas das estradas rurais de terra, para a implantação de sistema de drenagem superficial que evitem a ocorrência de processos erosivos. Além disso, busca melhorar as condições de suporte e rolamento das pistas das estradas rurais com a execução de revestimento primário, trazendo boas condições operacionais e de conforto, segurança e trafegabilidade aos usuários; preservação dos recursos naturais – especialmente a água e o solo – reduzindo os efeitos dos processos erosivos e o assoreamento dos cursos d`água; redução dos custos dos transportes dos insumos e da produção agrícola; redução do custo de conservação e prolongamento da vida útil da estrada; promoção da melhoria da qualidade de vida da população da região beneficiada e transferência de tecnologias de conservação de estradas rurais de terra às administrações municipais por meio de treinamentos.
Meio Ambiente
O diferencial está na implantação de práticas conservacionistas e ambientalmente corretas. Assim, desde 2002, a CODASP é certificada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini em Projeto, Planejamento, Execução e Controle de obras de adequação de estradas rurais de terra, com ênfase na conservação do solo e da água, pelo cumprimento dos requisitos da norma NBR ISO 9001:2008.
Com 15 anos de existência, o Programa "Melhor Caminho" já recuperou mais de 10.000 km de estradas rurais de terra no estado de São Paulo e a intensidade com que ainda é requisitado demonstra o sucesso de seu empreendimento e das políticas públicas.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.