Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Janeiro de 2025
Notícia
30/11/2011 | Cartas do Brasil: a história com dança, música e emoção


 


 

 


            A 13ª. Noite da Dança, organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo, que neste ano trouxe o tema “Cartas do Brasil”, emocionou o público presente no Clube de Campo Santa Fé na noite de terça-feira, 29, com um verdadeiro passeio pela história da música e da vida social e política do país. Dança, música, luzes e cores reescreveram de maneira saborosa e leve momentos marcantes do Brasil, destacando o talento e a criatividade de compositores que simbolizaram cada época.

            Nesta passagem linear do tempo, Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Tim Maia, Chico Buarque e outros praticamente subiram ao palco ao lado de cada uma das academias e escolas participantes. A total integração dos componentes dos grupos com as músicas selecionadas permitiu, de certa forma, que se recriasse no palco um retrato fiel do período retratado.

Neste ano, foram 24 apresentações que levantaram da cadeira um público estimado em mais de duas mil pessoas. Participaram as academias Grupo de Dança Santa Fé; Cia. Armazém da Dança; Grupo de Dança Sociedade Recreativa; Núcleo de Dança; Escola de Teatro NAC; Equipe de Ginástica Artística da Secretaria de Esportes e Lazer; Escola Municipal de Dança; Escola Dança & Cia; Equipe de Ginástica Rítmica da Secretaria de Esportes e Lazer e Academia Corpo Ativo. Na entrada, a colaboração espontânea da platéia, doando um quilo de alimento por pessoa presente, surtiu um resultado importante, que será transformado em repasse para famílias carentes.

O espetáculo teve início com as cantigas de roda tradicionais do Brasil e prosseguiu passando pelo samba do início do século XX e seguindo até a música desta década. Com Adoniran Barbosa, por exemplo, o samba compassado, genuinamente paulistano de “Trem das Onze”, evoluiu no palco na forma de dois casais acompanhados de um grupo de dançarinas harmônico, equilibrado e de intensa expressão corporal. “Gita”, de Raul Seixas, deu espaço para uma reflexão sobre os destinos do homem, representada por um grupo de quatro bailarinas. “Sossego”, de Tim Maia, trouxe uma representação apenas aparentemente descompromissada na forma de dança de rua. A noite teve ainda “O Trenzinho Caipira”, de Villa Lobos, com uma estética bem elaborada; os sucessos de Carmem Miranda, em uma dança contagiante; a Bossa Nova de Tom Jobim, em que as últimas águas de verão, celebradas em um de seus maiores sucessos, surgiram nos pés dos bailarinos, e outros grandes momentos. Espetáculos solo de Alexandre Carbas, Caio Fábio Santos, Cecília Frucchi, Tamires Ponces, Daniela Sabadini Macedo e Wellington Costa foram as grandes novidades desta edição.

O diretor de Cultura e Turismo, José Carlos Vieira, que também representou o prefeito Toninho Bellini no evento, celebrou a realização do espetáculo. “Cartas do Brasil” teve direção e criação de Elizabeth Guiraldelli e Alexandre Carbas.

Fonte: Portal PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1759 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções