Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
26/07/2012 | Casa da Criança comemorou 67 anos

Fundada em julho de 1945, pela Sra.Celencina Caldas Sarkis, a associação Casa da Criança de Itapira, assim denominada inicialmente, foi criada com a proposta de acolher “crianças carentes” de ambos os sexos, sem distinção de raça e religião, sendo a primeira creche de Itapira. Foi em 1966 que a creche passou a receber o nome de sua benemérita fundadora, em uma justíssima homenagem. Celencina ministrava educação vigente da época e presidiu a instituição por muitos anos. A creche funcionou durante muitos anos no casarão de número 334 da Rua Francisco Glicério, passando depois para sua sede atual à rua Silvio Galizoni, 238, no Bairro Cubatão.

Atuaram também na direção sua filha (Eny), nora (Annette) e Marlene Moro, contando sempre com a colaboração das senhoras itapirenses, empenhadas em mantê-la sempre em funcionamento.

Em 1984, a neta da fundadora Celene Ap. Sarkis Pegorari, Psicopedagoga, assume sua presidência e gradativamente foi vivenciando a realidade da associação, na busca de uma atualização que acompanhasse as novas formas do educar; onde foram  necessárias reformulações estruturais e pedagógicas.

Para poder realizar todo este trabalho, foram contratados profissionais especializados, como: Psicóloga, Pedagoga e Assistente Social.

Baseados em novas experiências profissionais, buscou-se implantar diretrizes que transformasse a idéia de instituição de menores em conceitos que visassem o desenvolvimento da criança, de maneira global, o que levou a grandes reformulações.

A visão da gestora acompanhou as mudanças que foram acontecendo na área de desenvolvimento infantil e em 2002, com a orientação da profa. Luciana Maria Caetano, professora universitária e pesquisadora na área de Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, pelo Instituo de Psicologia da USP, implantou o projeto “Moralidade e Afetividade”, o qual embasa o trabalho na entidade até os dias de hoje e tem como objetivo principal proporcionar às crianças a oportunidade legítima de desenvolvimento, enfatizando os aspectos sócio-afetivos e moral, para que as crianças possam ser no futuro cidadãos conscientes, participativos, justos, respeitosos, honestos, íntegros, trabalhadores e solidários.

A partir deste ano, com as mudanças exigidas pela legislação governamental segundo a Resolução nº109, de 11 de novembro de 2009, que aprova a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, a associação reestruturou todo seu trabalho, passando a atender seu novo público alvo: crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, suas famílias e a comunidade.

As crianças e os adolescentes participam atualmente de oficinas de artesanato, teatro, música, inclusão digital, língua e cultura espanhola, expressão corporal e xadrez. A programação conta também com aulas de judô e ginástica artística. Além das oficinas oferecidas, a entidade possui uma biblioteca, uma brinquedoteca, uma videoteca e um amplo espaço verde com campo de futebol e brinquedos, ambientes que são freqüentados por todos semanalmente.

Para as famílias e a comunidade, são programados encontros mensais no período da noite e aos sábados. O projeto voltado a este público visa à aproximação e o fortalecimento de vínculo entre as famílias e a associação. Para um segundo momento, o projeto ter como objetivo proporcionar oficinas e apresentações culturais.

 Sobre o projeto do Óleo, como é conhecido na cidade: Celene, que agora atua na área pedagógica e como tesoureira,  teve a idéia de criar, em 2007, um projeto socioambiental, denominado “Criança e Preservação do Meio Ambiente, Responsabilidade da Gente”, o qual é realizado com o apoio do “Laboratório Cristália” e que, até nos dias de hoje, já evitou que 179 bilhões de litros de água fossem contaminados pelo óleo de cozinha usado, que é recolhido e reutilizado. Por meio de uma ação tão importante como a preservação, a entidade consegue também angariar fundos para se manter. A entidade pede ajuda a todos para que contribuam com o projeto, fazendo um bem para o meio ambiente e participando de um ato de solidariedade para com a instituição.

Com grande alegria em comemorar mais um ano de solidariedade, ação em favor do próximo e respeito ao ser humano, a Casa da Criança comemorou nesta sexta-feira, dia 27, com a presença do atual presidente Sidnei Antonio de Oliveira e alguns diretores, seus 67 anos, com direito a muita música, brincadeiras, salgadinhos, bolo e homenagens para todos.
Falando em comemoração, a Casa da Criança aproveita a oportunidade e convida a todos para o Encontro com Luciana Caetano, que acontecerá no dia 17 de Agosto, às 19 horas, na associação. O projeto “Moralidade e Afetividade” completa 10 anos e Luciana Caetano também falará de seu livro “É possível educar sem palmadas?”. Compareçam!

Fonte: Casa da Criança

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

711 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções