Carregando aguarde...
Itapira, 22 de Novembro de 2024
Notícia
18/05/2014 | Casos positivos de dengue chegam a 45 e Vigilância promove ação em cinco bairros

Itapira já registra 45 casos positivos de dengue. O dado foi divulgado na última quarta-feira, 14, pela responsável da Vigilância Epidemiológica de Itapira, Josemary Apolinário, durante um treinamento com as equipes de saúde pública e privada do município.

Diante da situação, a Vigilância irá promover, neste sábado, 17, das 8h00 ao meio-dia, ações pontuais em cinco bairros da cidade. Nas regiões do Cubatão e do Jardim Raquel haverá um mutirão para retirada de entulhos que possam se tornar criadouros do Aedes Aegypt. Contando com a ajuda da Secretaria de Serviços Públicos, os agentes da Vigilância Epidemiológica irão visitar as casas e orientarão os munícipes sobre quais objetos podem se tornar receptores dos ovos.

“Pedimos para que todos retirem de suas casas tudo aquilo que ajuda na contenção de água e, consequentemente, na procriação do mosquito. Basta colocá-los na calçada que o caminhão passará para recolher”, explicou Josemary.
 
Já nos bairros Vila Pereira, Vila Bazani e São Vicente, a ação será de orientação quanto à limpeza de caixas d’água, ralos e pratinhos de plantas. Contando com o auxílio dos jovens da Associação Itapirense de Preparo do Adolescente (Guarda Mirim) e Jovem em Ação, a divisão de Vigilância Epidemiológica distribuirá panfletos e também fará visitas. “Iremos orientar sobre o uso correto dos pratinhos nos vasos e faremos a recolha deles, sob autorização dos moradores. Em relação às caixas d´água, vamos ensinar métodos de limpeza e proteção para evitar o Aedes”, completou a chefe da VE.
 
Apesar das ações que serão desenvolvidas, Josemary afirma que o número de casos registrados até o momento era esperado e disse que o município está preparado para ter até 1.370 casos da doença esse ano, conforme consta no Plano de Contingência. “Na verdade, o que nos surpreende é que mesmo estando em períodos sem chuva, o mosquito continua aparecendo. Isso indica que ele está em criadouros que muitas vezes passam despercebidos aos olhos da população”, expôs.
 
Do total de casos confirmados até agora, são 34 autóctones, sete importados (de Campinas e Ilha Bela) e quatro indeterminados. A maioria está concentrada nas regiões dos bairros Central (nove casos), Figueiredo (oito), Della Rocha e Brás Cavenaghi (sete), Prados (seis) e Pé no Chão (oito). Na Vila Ilze foram confirmados dois casos, no Cubatão outros três casos e nos bairros Flávio Zacchi e Istor Luppi, um caso em cada. “O vírus está em toda a cidade. Tivemos uma surpresa essa semana ao constatar que os três últimos casos ocorreram no bairro Figueiredo. Iniciamos a busca ativa naquele local e vamos avaliar a possibilidade de nebulizar a área. Porém, vale ressaltar que essa ação só é eficiente quando os imóveis ficam abertos durante o processo”, esclareceu Josemary.
 
Histórico da dengue em Itapira

 

2006 – 8 casos

2007 – 24 casos

2008 – 3 casos

2009 – 1 caso

2010 – 329 casos

2011 – 17 casos

2012 – 87 casos

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1810 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções