A Secretaria de Serviços Públicos já determinou que seja dada uma atenção maior para os trabalhos de manutenção nos dois cemitérios da cidade tendo em vista o feriado de Finados na próxima sexta-feira, dia 2 de novembro. O servidor municipal Marcos Vieira, atualmente responsável pelos dois cemitérios disse que já foi encaminhado pedido para que seja aumentado o efetivo que a partir do início da semana terá responsabilidade em dar um trato no visual dos dois campos santos. “Basicamente precisamos reforçar a limpeza de uma forma geral e também lavar as ruas com ajuda de um carro pipa”, detalhou.
Segundo estimativas de Vieira deverão passar pelos dois cemitérios de 5ª, dia 02, até domingo, dia 04, cerca de 20 mil pessoas. Ele asseverou que pelo fato da data ensejar um feriado prolongado a afluência de pessoas pode aumentar ou diminuir esta estimativa. “ Assim como tem gente que sai para viajar, tem aqueles que vem para a cidade com o compromisso de zelar pela memória de seus antepassados”, esclareceu.
Ele acredita também que o trabalho de limpeza e recuperação de jazigos terá uma maior movimentação a partir de terça feira e avisa que reformas mais detalhadas somente até segunda. Até ontem a movimentação ainda era tímida “ Não podemos permitir obras mais demoradas por causa do movimento que cresce neste dias”, justificou.
Missas
No cemitério da Saudade haverá quatro missas na sexta feira, a primeira às 7h, a segunda às 9h, a terceira ás 11h e uma única no período da tarde, a partir das 16h. Enquanto isso No Cemitério da Paz, no Jardim Raquel, serão duas celebrações, uma às 8h e outra às 15h. O horário de funcionamento será no Cemitério da Paz das 7h às 18h e no Cemitério da Saudade, das 6h às 19h.
Segundo estimativa de Marcos Vieira, que atuou durante 15 anos como auxiliar administrativo no Cemitério da Paz antes de ser conduzido ao cargo de administrador dos dois cemitérios neste final de mandato do atual Prefeito, existem cerca de 4 mil sepultamentos no Cemitério da Paz de no Cemitério da Saudade, que tem mais de cem anos, este número é pelo menos cinco vezes maior.
Marcos Vieira: tudo pronto para receber visitantes nos dois cemitérios
Trabalho de limpeza de jazigos deve ganhar impulso maior a partir de segunda