Conforme programado pelos organizadores, cerca de 1.200 pessoas participaram dos protestos em Itapira. A concentração começou por volta das10h na Praça Bernardino de Campos. Às 10h40min a multidão saiu em passeata, desceu a Rura José Bonifácio até o Shopping Sarkis, entrou na Manoel Pereira, passou pela Praça João Sarkis Filho e seguiu pela Avenida Rio Branco até a rotatória da rodoviária. Esse era percurso programado incialmente e combinado com a Polícia Militar.
Na rotatória dos organizadores da manifestação propuseram a continuidade da passeata até a prefeitura municipal para entregar todas as faixas e cartazes para o prefeito Paganini. Contornaram a rodoviária, voltaram para a Avenida Rio Branco, subiram a Comendador João Cintra, desceram pela José Bonifácio e viraram para João de Moraes. Passaram em frente à câmara municipal, que estava guardada pela GM e se concentraram em frente à prefeitura, que também era guardada pela PM. Lá os manifestantes foram orientados a deixar os cartazes, sem vandalismo ou tentativa de invasão.
Os comerciantes da Rua José Bonifácio, preocupados com a possibilidade de vandalismos ou violência abaixaram as portas. A unica excessão constadada pela reportagem foi a Casa do Rolo, cujo proprietário Nivaldo Franco e funcionários, repetindo o gesto das pessoas que assistiam a passeata, aplaudiam os manifestantes.
Outro sinal de maturidade da democracia foi o pronto restabelecimento das atividades comerciais logo após a passagem da passeata, as lojas estavam abertas e os clientes, um pouco menor do que de costume, faziam suas habituais compras. Segundo foi apurado, apenas um comerciante optou por manter as portas fechadas durante a manhã deste sábado.
Apesar do registro de alguns participantes mascarados, o movimento foi pacífico do início ao fim. Os organizadores fizeram questão de deixar claro que a violência e a depredação não faziam parte dos protestos e agradeceram a todos pelo entendimento dos propósitos do movimento. Cantaram o Hino Nacional e fizeram juras de amor pela cidade, replicando o sentimento das manifestações que tomaram conta do pais nesta semana.
Foi marcada uma nova manifestação para terça-feira, na câmara municipal, e não foi descartada uma nova passeata.
ATV PCI acompanhou toda manifestação, ouviu manifestantes de todas as idades e produziu imagens que ficarão marcadas para a história de nossa cidade. Ainda esta tarde, a reportagem completa estará disponível no canal de vídeo.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.