As vizinhas cidades que compõe o complexo de estâncias climáticas e hidrominerais do Estado de São Paulo se preparam para uma invasão que, a rigor, em alguns casos, representa triplicar a população nativa. A horda de turistas que aflui para a região é estimada em torno de 60 mil pessoas nos próximos 30 dias.
Serra Negra , por exemplo, com população fixa em torno de 26 mil pessoas deverá receber, segundo expectativa reinante, mais de 40 mil turistas. Cecília Murr, assessoria da Secretaria de Turismo informou que a rede hoteleira trabalha com lotação em torno de 95% neste mês. “As reservas indicam grande movimentação de turistas que vem para passar alguns dias e não podemos desconsiderar os que vem de cidades da região como é o caso de Itapira que ficam um dia e vão embora”, comentou.
Questionada a respeito dos problemas estruturais que a cidade enfrenta durante a “invasão de férias” ( onde o trânsito constitui-se na principal reclamação) ela informou que a Prefeitura aumentou o número de vagas de estacionamento na região central. “ É um paliativo, mas a gente tem que usar os recursos que dispomos. Infelizmente pouca coisa com relação a isso ( os engavetamentos) podem ser feitas e as pessoas tem que ter um pouco de paciência”, aconselhou.
A programação artística e cultural inclui atrações nacionais, como é o caso do humorista Ari Toledo ( que se apresenta no dia 06 de julho às 21 h00 no Centro de Convenções) com atividades lúdicas em espaço aberto. Os shows programados para o Centro de Convenções terão bilheteria. Até as peças de teatro infantis terão cobrança de ingresso. Todas estas atrações são desenvolvidas sempre de 5ª a domingo.
Regional
Águas de Lindóia aposta em atrações artísticas, exposições , apresentações musicais , teatro, humor, atividades desportiva e de lazer, quase tudo concentrado na famosa Praça Ademar de Barros. Serão, segundo Juliano Bellini, quase 30 dias de intensa programação. Batizado de Estação Inverno 2013, a recepção dos Lindoianos para os turistas incluirá também um “esforço gastronômico”, com o envolvimento dos estabelecimentos locais e da rede hoteleira para oferecer grande variedade de atrações aos visitantes.
A rigor, a programação foi inaugurada já no dia de ontem com a recepção feita a motoclubes que marcam presença na cidade até no domingo, com espaço para a apresentação de grupos de rock da região. Bellini garante que a rede hoteleira estará com ocupação muito próxima de 100%. Depois da capital, São Paulo, Águas de Lindóia é a cidade com maior disponibilidade de leitos em todo o Estado. O Secretário disse ainda que diferentemente de Serra Negra, a programação local se esmera em não oferecer atrações que exijam pagamento de ingresso. “ Isso vai contra a nossa pretensão de oferecer um evento estritamente comunitário, aberto a todos”, explicou.
Bellini de Águas de Lindóia; ocupação hoteleira deverá ser total