A Companhia de Teatro Paulino Santiago está com inscrições abertas para as aulas do Projeto Picadeiro. O curso de iniciação circense tem início no dia 9 de setembro e é voltado para crianças com idade a partir dos oito anos. Os interessados devem comparecer junto à sede da Cia, que fica na Praça Bernardino de Campos, 164, Centro, no 2º Piso do Centrão, e preencher a ficha de inscrição.
As aulas são mistas e acontecem das 14h às 16h. Os treinamentos serão ministrados por uma educadora física e acompanhados por Juliana Avancini, diretora da Cia. “No primeiro ciclo os iniciantes vão aprender o básico e de acordo com a evolução passarão para a fita, tecido aéreo e lira. No fim do ano, esses alunos serão inseridos no nosso espetáculo de Natal, que será realizado em parceria com a Banda Lira Itapirense e com Coral Cidade de Itapira”, adiantou Avancini, que também é pedagoga e arte educadora.
O Picadeiro foi implantado no início de 2014 e hoje está ativo em oito unidades escolares, todas de tempo integral, através de um convênio firmado com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação. O projeto foi escrito por Juliana Avancini junto com o ator e mímico itapirense Mario Fiorin Neto, que voltou a atuar nos parques temáticos da Alemanha, onde reside há quase 20 anos. “O circo faz parte do imaginário de muitas pessoas até hoje. É parte da cultura popular e por ter características nômades, deixou vestígios por toda parte, chegando até mesmo em lugares de difícil acesso, e ficou mundialmente conhecido. Antes mesmo da globalização o circo já era internacional e os movimentos corporais utilizados nos espetáculos também auxiliaram no surgimento do Movimento Ginástico Europeu, no entanto, na busca de moldar o corpo para o trabalho acabou-se afastando de suas origens populares”, lembrou a diretora da companhia.
No círculo social, as atividades do Picadeiro fazem parte dos eventos culturais promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, já figuraram no CEU do Istor Luppi e, desde o ano passado, estão implantadas na Casa da Criança Celencina Caldas Sarkis, através de parceria com a empresa Micropack.
“No início deste ano, o Projeto Circo no Parque foi entregue pessoalmente ao deputado Federal Carlos Sampaio (PSDB). Com esta proposta, as crianças de entidades e núcleos assistenciais terão a oportunidade de usufruir desta arte gratuitamente. Felizmente, o projeto foi aprovado, registrado no sistema social do Estado e enviado ao Governador Geraldo Alkimin (PSDB). Após contatos, estamos esperando uma resposta positiva, pois com este benefício fixaremos uma lona num local privilegiado da cidade e iremos promover oficinas e espetáculos aos finais de semana para a população itapirense”, concluiu Juliana Avancini.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.