Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Setembro de 2024
Notícia
30/10/2011 | Ciclovia, você vai gostar dessa idéia.

É hora de pensar nas pessoas

Embora a cidade já tenha um ou outro calçadão e ciclovia, estes espaços são poucos, e pouco valorizados. Isto porque ainda não percebemos algo importante: estes são espaços que priorizam as pessoas, diferente do que acontece na maior parte da cidade.Em Itapira, como em muitas outras, a cidade cresce sendo pensada para os carros: criam-se novas ruas, novas avenidas, mas as pessoas mesmo não têm seu espaço reservado. Os bairros, que ficam cada vez mais longes, já têm ruas asfaltadas para os carros, mas não tem calçadas ou ciclovias. Estes são alguns sinais – ainda despercebidos de muitos - de que em nossa cultura há uma valorização excessiva dos automóveis. O carro é um sonho de consumo, tal carro é um estilo de vida, tal carro é um “mito”.  Mas as conseqüências dessa valorização excessiva são evidentes: trânsitos conturbados, poluição, pessoas andando a pé no canto das ruas, bairros que não se chega de nenhum outro jeito senão com carro. E sempre a vontade ter um carro novo.

 
É óbvio que este “culto” ao automóvel não vem só das ações do Poder Público, mas de todos nós. E mudar esses hábitos também depende de todos. Nossa proposta é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e saudável para deslocamentos médios; tanto para o lazer como para o trabalho. Mas para isso precisamos de ciclovias com faixa reservada, com arborização, sinalização e iluminação adequadas. Precisamos também que bicicletas possam ser levadas dentro de ônibus, para que possamos usá-las em trajetos maiores (sim, isso já acontece em muitas cidades do Brasil e do mundo).
 
E mais do que isso: nossa proposta é pedir de forma cidadã que nossa cidade tenha mais espaços para as pessoas. Que se valorizem as pessoas através de mais calçadões e ciclovias!
 
 
O que é o Movimento Pedra Pontuda?
O Pedra Pontuda é um Movimento que pretende, através de um diálogo com o Poder Público, construir uma cidade melhor, com cidadãos mais participativos.
 
Por que a ciclovia?
Nossa intenção é criar espaços que incentivam o uso da bicicleta e outros transportes não motorizados como lazer e também para o trabalho, em deslocamentos de pequena e média distância.
 
Mas vocês a vinculam com questões maiores?
Sim, acreditamos que ciclovias, assim como calçadões, são espaços que estimulam a vida pública e uma cultura mais saudável, isto é, espaços que são pensados antes para as pessoas do que para os carros.
 
Mas vocês tem propostas concretas?
Sim, nossa proposta é criar uma ciclovia que vai da Av. Gov. Mário Covas no Istor Luppi, passa pela Av. dos italianos (onde já existe ciclovia), passa pela Av. Ari Cremasco ( que margeia o Rio da Rodoviária), sobe até a Av. Getulio Vargas e se liga nas Av. Lions Club e David Moro Filho. Teríamos então um grande eixo de circulação de transportes não-motorizados, onde teríamos uma sinalização adequada, uma arborização e um espaço reservados para esses.
 
Mas estes espaços não tomariam o espaço dos carros?
Não, do modo com pensamos os espaços para os automóveis continuariam praticamente os mesmos, mas teríamos os espaços adequados para as pessoas.
 
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1643 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções