Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Novembro de 2024
Notícia
01/05/2014 | Cidade preparada para invasão da “turma de branco”

 

Itapira está sediando desde quarta-feira, 30, um tipo de evento que se popularizou no final dos anos 1990, quando entidades repre­sentantes de estudantes universitários de diversas instituições “namoravam” a cidade para a realização de seus jogos internos, graças á boa infraestrutura desportiva do município. Estima-se que deverão aportar na cidade, para a disputa do Intercalo (Jogos dos Estudantes de Medi­cina), pelo menos 1,5 mil pessoas entre estudantes de Medicina (matricula­dos no primeiro ano, os chamados “calouros”) de cinco universidades, a Faculdade de Medicina de Taubaté, Medicina da PUC Sorocaba, Medicina PUCCAMP, Medicina de Santos e Paulista de Me­dicina (Unifesp).

Serão disputadas as modalidades de futsal, futebol, vôlei, handebol, basquete, natação, judô, xadrez, tênis de mesa e tênis. Será utilizada única e exclusivamente a infra­estrutura da SEL (Secreta­ria de Esportes e Lazer), que fornecerá também seu quadro de árbitros para as competições. As competições terminam no domingo, 04.

Como contrapartida para a ajuda oferecida pe­las autoridades municipais, a organização dos jogos já doou equipamentos de informática para a SEL. Luiz Domingues, secretário de Esportes e Lazer, disse que as conversações com os organizadores come­çaram no início do ano. Questionado a respeito da imagem negativa que algumas disputas deste tipo deixaram na cidade, ele disse que será manti­da uma postura rígida de fiscalização dos visitantes. “Se houver qualquer tipo de atitude desrespeitosa ou que atente aos bons costumes, pediremos que os jogos sejam suspensos”, afirmou.

Domingues disse que o prefeito José Natalino Paganini (PSDB), que deu a palavra final sobre a reali­zação dos jogos na cidade, enxergou na possibilidade de se movimentar cerca de R$ 350 mil no comér­cio local para estes dias o principal chamariz para avalizar sua decisão. Co­mentou ainda o secretário que os estudantes terão que bancar a hospedagem, o que implica em negocia­ções com imobiliárias para alugar casas desocupadas já efetivadas. ”Dependen­do do comportamento destes jovens, estaremos abrindo ou fechando as portas definitivamente para este tipo de ativi­dade”, projetou.

Uma pessoa ligada à organização dos jogos, que pediu sigilo de sua identidade, questionado a respeito desta desconfian­ça com relação ao compor­tamento dos participan­tes, usou como principal argumento exatamente a movimentação no comér­cio. “O que posso dizer é que em outras cidades que temos realizado esse tipo de evento o comércio tem saído muito beneficiado e sempre fazem pressões em suas prefeituras para que o evento retorne à cidade em anos seguintes”, garantiu. Ainda segundo esta fonte, os jogos no ano passado foram disputados em Lindóia e em 2012 em Cruzeiro, no Vale do Paraíba.

 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1715 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções