É a primeira vez que cientistas trasnferem 26 terabits de dados em um cabo de fibra ótica utilizando apenas um pulso laser (iStockphoto/ThinkStock)
Cientistas bateram um novo recorde ao transferir o equivalente a 700 DVDs em apenas um segundo usando um cabo de fibra ótica e um único laser. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (Alemanha) usaram um algoritmo matemático chamado “Transformada Rápida de Fourier” para quebrar o raio laser em mais de 300 cores, cada uma com um tipo de informação codificada. A técnica permite armazenar muito mais informação no mesmo pulso de laser. O trabalho foi publicado no periódico Nature Photonics.
Para se ter uma ideia da velocidade atingida pelos especialistas alemães, uma conexão de internet com velocidade de 10 megabit é capaz de transferir apenas um DVD em pouco mais de uma hora. Os dados transmitidos pelos cientistas foram decodificados com sucesso em uma fibra-ótica de 50 quilômetros. Os pesquisadores esperam incorporar a tecnologia em um chip de silício, o que poderia levar a uma solução comercial.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.