Em fase final de reforma, o Circolo Ítalo-Brasiliano XV de Novembro di Itapira deve voltar a oferecer atividades aos associados ainda este ano. De acordo com o presidente Walter Ricciluca, todo o processo de reparos e melhorias no local se estende por quase três anos, desde setembro de 2011. Todo o piso, parte elétrica, mobília e pintura passaram por trocas e ajustes.
Devido aos altos custos, a entrega da obra só pode ser viabilizada através da ajuda de parceiros e associados que prezam pela história do Clube XV. A previsão é que tudo esteja pronto até a Festa da Nonna deste ano, programada para o início de agosto.
Uma inauguração festiva deverá marcar o reinício das atividades no local. Além do curso de Italiano que é oferecido pelo Circolo, haverá sala de cinema com acervo de aproximadamente 800 títulos, três salas de jogos com baralho, dama e bilhar, uma biblioteca com cerca de seis mil livros, além do acervo de Jácomo Mandato e o Centro de Memórias. Além disso, o bar local deverá se manter em funcionamento.
Ainda segundo Ricciluca, o Circolo foi transformado em título patrimonial, o que sugere que ele se tornará uma espécie de clube para os associados. Com a conclusão das obras e remanejamento de pessoal, a expectativa é que bailes mensais sejam organizados e o Club XV seja aberto para festas, casamento civil e eventos de grande porte, tal qual era há alguns anos. “Nossa intenção é dar a mesma visibilidade que existia antes, valorizar todo esse espaço, nosso acervo e nossa cultura”, finalizou o presidente.
Painel homenageia os colaboradores da obra
Walter Ricciluca mostra parte do acervo de livros
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.