A direção do Instituto de Ensino Superior de Itapira (IESI) fez o anúncio da instalação de três novos cursos de graduação, Enfermagem, Engenharia de Produção e mais recentemente de Engenharia Civil. Um outro está em vias de aprovação, o de Educação Física , que se soma à já existente Licenciatura em Educação Física,cuja diferenciação passa pelo tempo de duração e aplicações no mercado de trabalho.
Com mais estes três cursos, o IESI abriga atualmente 16 no total, sendo 12 de graduação , 1 de Licenciatura e 3 de Gestão Tecnológica. Segundo o professor e Mestre Willian Antonio Zacariotto, diretor do IESI, a oficialização pelo Ministério da Educação (MEC) destes novos cursos vem coroar um enorme esforço da entidade mantenedora para suprir em nossa região a carência de cursos que formam profissionais que hoje estão faltando no mercado de trabalho. O caso mais notório é o de engenheiro civil.
Estima-se que haja uma carência de cerca de 70 mil destes profissionais. “ Ao prospectar a necessidade de investir em novos cursos evidentemente que a entidade mantenedora tem foco nas necessidades de mercado e isso de certa forma acaba sendo muito benéfico não só para Itapira, mas também para várias cidades de nossa região”, avaliou.
A escola enfrenta neste primeiro momento o desafio de popularizar os novos cursos, ou seja, já estão abertas as inscrições e a pretensão é a de que haja número de interessados suficientes para que a primeira turma comece a funcionar em Agosto .” Tudo depende da demanda , desde que haja alunos para o segundo semestre as turmas ja começam a funcionar a partir de 9 de Agosto Próximo . Quanto à data , o aluno deve consultar os dias de vestibular junto ao site ou realizar o processo agendado”, recomendou.
Questionado sobre a necessidade de investir-se em laboratórios específicos para atender esta nova demanda , Zacariotto informou que tudo isso já fez parte do planejamento que envolve a solicitação de abertura de novos cursos. Esclareceu que existe uma elasticidade no tocante ao funcionamento dos laboratórios que são utilizados na medida em que o curso avança etapas. Garantiu ainda que as instalações estão asseguradas. “Quanto a infra -estrutura será montada de acordo com as necessidades e o projeto pedagógico de cada curso e a demanda de sua existência. Quanto à montagem dos laboratórios eles entram em cena de acordo com a aula que o compete , não há porque montar um laboratório por exemplo que será usado no quinto ano neste momento .Os laboratórios são montados de acordo com a demanda. Quanto a estrutura física , a mantenedora nos dará assistência para estes novos cursos”, garantiu .
Equipamentos
Também com relação ao curso de Educação Física, dada a necessidade de equipamentos desportivos como exigência básica para seu funcionamento, revelou que a direção do IESI já vinha negociando com a Prefeitura e clubes e empresas da cidade a possibilidade de cessão de suas instalações quando isso se fizer necessário acenando com uma contrapartida em favor da comunidade.”O IESI tem um convenio firmado em parceria com a Prefeitura Municipal e empresas privadas para as estruturas esportivas e em contrapartida assim que o curso funcionar vamos dar suporte aos locais onde serão utilizados , ganha o município, o Instituto e a comunidade”, conjecturou.