Depois de ouvir 592 pessoas em pesquisa realizadas nos dias 13 e 14 de abril e de fazer uma audiência pública no dia 15, a administração municipal decidiu manter o ponto de ônibus central no mesmo local em que ele hoje está na Praça Bernardino de Campos. A pesquisa apontou que 87% das pessoas ouvidas (exatas 515) preferiram optar pela manutenção. Durante a audiência, na Associação Comercial e Empresarial de Itapira, a inclinação maior dos participantes também foi por esta opção.
Com a decisão, o prefeito José Natalino Paganini concluiu pela revitalização do espaço, de forma a assegurar mais conforto e segurança para os usuários. Para isso, a Secretaria de Planejamento e Obras, em parceria com a Secretaria de Defesa Social, já está trabalhando em um projeto para o local. A ideia é manter o espaço, integrando-o à vizinhança e melhorando as condições para as pessoas que esperam pelos coletivos ou que chegam neles.
Durante a audiência de 15 de abril, o Departamento de Trânsito da Secretaria de Defesa Social chegou a apresentar diversas propostas para um novo local para o ponto de ônibus central. Elas levavam em conta a distância até a Praça Bernardino de Campos e também a necessidade, em alguns casos, de alterações no trânsito. Entretanto, o público presente optou pela permanência. A pesquisa feita nos dias 13 e 14 não chegou a ser apresentada na audiência, pois ainda estava em fase de tabulação, serviço que foi feito com apoio da Guarda Mirim de Itapira.
A revitalização do ponto de ônibus central não implicará em alterações na Praça Bernardino de Campos. Para isso, já existe outro projeto, escolhido através de concurso nacional de arquitetura, para o qual a administração municipal está buscando recursos. “Neste momento, estamos querendo modernizar o ponto central para dar segurança e conforto aos usuários de circular e para valorizar ainda mais a região central de nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.