No próximo sábado, 16, a partir das 14h, o Vip Bar de Itapira abriga o 3º EncontrArte Itapira. A entrada tem valor simbólico de R$ 6 mais um quilo de ração animal ou R$ 10 sem a ração.
No campo da música, as atrações são Luís Giovelli (Jazz e música atonal), Zé Guerreiro (Viola caipira e popular), Experiment3rio (Jazz avant-garde), The Troubledours (duo violão e voz) e DJ Lai. Na categoria artes cênicas, se apresentam a Cia. Usina de Teatro, de Mogi Mirim, As Ofélias, de Mogi Guaçu e Pedro e Letícia com o número infantil “Joões e Marias”.
As exposições fotográficas desta edição serão estrelados por Monik Ungaratti, Paulo Estevão e Matheus Gomes, de Campinas. Já nas artes plásticas, os convidados são Carlos Torriani (Mogi Mirim), Rômulo Coutinho (Mogi Guaçu), Larissa Demiciano e Obras de Marte.
As apresentações de dança ficam a cargo de Letícia Lupinacci com Outo(r)nar-se, Anel Ribeiro com Reflexo e Duo Tamires Ponces e Gustavo com Dois palhaços e uma dança.
O evento também abriga leitura de poesias comandada por Heloísa Caversan, Jéssica Rosa, Letícia Souto e Samuel Elias. Além disso, está confirmada a participação de Krys Freitas com a instalação Alquimia dos Sentidos, da Livrando – Livraria Itinerante e da realização de um Bazar de Trocas Culturais de livros, discos e filmes.
O professor de literatura, revisor de textos e pesquisador da CAPES, Luiz Martinho Stringuetti Filho, 29 anos, é um dos organizadores do Coletivo EncontrArte e considera como principal objetivo do evento o incentivo e apoio às realizações artístico-culturais da região. “Sem qualquer vínculo partidário ou institucional, através de uma iniciativa completamente independente e baseada no colaboracionismo, procuramos dar espaço para os inúmeros talentos em nossas cidades, proporcionando um encontro entre artistas e apreciadores das mais variadas vertentes da arte, visando principalmente as realizações que, muitas vezes, são deixadas de lado pelo circuito comercial. O coletivo tem a proposta de vir a montar um acervo próprio, e, posteriormente, conseguir um espaço público para um projeto de resguardo da nossa memória-artístico cultural”, explica.
Ele menciona que a organização dessa terceira edição teve início ainda no fim do ano passado por um grupo de artistas e apoiadores do movimento de Itapira e região. Nas edições passadas, o público presente estimado foi de 100 e 200 pessoas, respectivamente, e a expectativa é que esse número continue crescendo. “Do primeiro ao segundo encontro o público do EncontrArte dobrou e, tendo em vista que o número de participações das cidades vizinhas vem crescendo exponencialmente, e a qualidade das apresentações mantêm-se, esperamos que a participação dos apreciadores-colaboradores da arte continue aumentando”, anseia o professor.
A ração arrecadada na portaria do evento será encaminhada à UIPA de Itapira, enquanto que o dinheiro será destinado aos pagamentos dos custos estruturais e, o restante, convertido em material de oficinas e no auxílio de transporte ou gratificação de artistas convidados das próximas edições. “Agradeço a todos nossos apoiadores, em especial ao Ricardo Sartoreto, do Vip Eventos, que mais uma vez está nos ajudando com toda a organização”, finalizou Stringuetti Filho.