No fechamento da 16ª rodada do Paulistão Chevrolet 2012, o Santos não teve dificuldades para golear o Guaratinguetá, por 5 a 0, com direito a três gols de Neymar, dois deles de pênalti, na noite desta quinta-feira (29), na Vila Belmiro, em Santos.
O triunfo santista levou o Peixe aos 33 pontos, e o manteve a quarta colocação, enquanto o Guaratinguetá, com 11 pontos, segue em 18º, na zona de rebaixamento.
Com time completo para garantir matematicamente a classificação já nesta rodada, o Santos impôs o ritmo de jogo e não demorou para construir uma bela vantagem nos primeiros 45 minutos de partida. Logo aos três minutos, Neymar foi lançado em velocidade, invadiu a área e tocou na saída de Jailson, para abrir o placar.
Pouco depois, em outro bom lance de Neymar, o passe chegou na linha de fundo para Juan, que cruzou na medida para Borges testar forte e ampliar o marcador para o Peixe, aos 25 minutos.
Sem forças, o Guaratinguetá, que só se preocupava em marcar, viu nova trama dentro da área e Ibson, com toque de calcanhar, ajeitou para Juan, que soltou a bomba e fez o terceiro do Santos, aos 36 minutos.
Bem a vontade em campo, o Peixe seguiu no campo de ataque e aos 41 minutos, após boa jogada de Borges, que tocou para Neymar na pequena área, a Joia santista rolou para Ibson, que foi derrubado por Gercimar na hora do arremate e o arbitro marcou pênalti. Gercimar foi expulso, piorando ainda mais a situação do Guará. Neymar foi para a bola e bateu firme, sem chances para Jailson: 4 a 0.
No segundo tempo, sem muita pressa, o Santos seguiu no controle das ações e, com bom toque de bola, não ofereceu nenhuma possibilidade de reação aos visitantes.
Em dois lances seguidos, o Santos não aumentou a goleada por puro preciosismo, primeiro com Neymar, que finalizou nas mãos de Jailson, e posteriormente, com Ganso e Ibson, que demoraram para chutar e a zaga afastou.
Nos minutos finais, Borges foi lançado na frente de Jailson e tocou na saída do arqueiro, mas a bola foi para fora. Pouco depois, Neymar recebeu na área e foi derrubado por Mateus: pênalti. Neymar bateu no meio do gol e fez o terceiro dele, quinto do Santos, e fechou a goleada na Vila, aos 42 minutos.
No próximo domingo (1º), o Santos encara a Portuguesa, no Canindé, já o Guaratinguetá enfrenta o Comercial, em Ribeirão Preto.
Ficha técnica
Santos 5 x 0 Guaratinguetá
Árbitro: José Cláudio Rocha Filho;
Assistentes: Paulo de Souza Amaral e Maria Núbia Ferreira Leite;
Quarto árbitro: Flavio Rodrigues de Souza;
Assistentes adicionais: Antonio Rogério Batista do Prado e Magno de Sousa Lima Neto;
Local: estádio Urbano Caldeira, Vila Belmiro, Santos;
Data: dia 29 de março, às 21h;
Santos: Rafael; Fucile (Maranhao), Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca (Elano), Ibson (Felipe Anderson) e PH Ganso; Neymar e Borges.
Técnico: Muricy Ramalho.
Guaratinguetá: Jaílson; Rocha, Fernando, Reinaldo e Leandro Silva; Rick, Gercimar, Nenê (Vinícius) e Jeovanio (Mateus); Pimenta (Marcinho) e Careca.
Técnico: Carlos Octávio (interino).
Gols: Neymar (SAN), aos 3’, Borges (SAN), aos 25’, Juan (SAN), aos 36’, Neymar (SAN), aos 42’ primeiro tempo; Neymar (SAN), aos 42’ do segundo tempo.
CA: Ibson, Durval, Fucile (SAN); Jailson, Mateus, Jeovanio (GTA)
CV: Gercimar (GTA)
Veja mais - www.futebolpaulista.com.br
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.