Depois de encerradas as votações nas eleições presidenciais e legislativas de Taiwan começaram a contagem de votos, em um pleito marcado pela pressão da China sobre uma jovem cantora da ilha. As urnas abriram às 8h locais (22h em Brasília) e fecharam as 16h (6h em Brasília), sem registro de incidentes relevantes.
Até o momento ainda não existem dados, nem mesmo provisórios, relativos à participação dos eleitores, embora a televisão local TVBS a situe nos 71,7%.
Em breve, será iniciada a recontagem dos votos em 386 centros eleitorais em toda a ilha, com a presença de representantes dos partidos e funcionários, que enviarão a informação à comissão central e que poderá ser consultada na Internet.
O esperado é que em poucas horas seja anunciada a vitória da favorita para a Presidência, Tsai Ing-wen, do Partido Democrata Progressista (PDP), mas os resultados das eleições parlamentares podem se estender até as 22h (12h em Brasília).
Nas últimas pesquisas feitas pela TVBS, dois dias antes das eleições e não publicadas, a candidata Tsai Ing-wen obteve 52% de apoio, o candidato Eric Chu, do Partido Kuomintang (KMT), ficou com 32%, enquanto o PDP alcançou 59% dos 113 assentos do Legislativo e o KMT, com 42%.
As pressões chinesas sobre a artista Tzuyu, única taiwanesa no grupo coreano Twice, e o seu vídeo pedindo desculpas por acenar uma bandeira da ilha durante um programa de televisão afetaram as eleições, por se considerar que isso ocorreu sob pressão.
?Desencadeou sentimentos contra a China e impulsionou o voto no PDP para que consiga a maioria parlamentar?, disse hoje (16) a organização Repórteres de Taiwan na sua página da internet, após a publicação do vídeo, na noite anterior, da jovem pedindo desculpa.
Nas eleições de 2012, o atual presidente, Ma Ying-jeou, do partido Kuomintang, conquistou a Presidência com 51,6% dos votos, contra os 45,63% de Tsai Ing-wen, e o KMT conquistou 64 assentos parlamentares contra os 40 alcançados pelo PDP.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-01/termina-votacao-em-taiwan-e-comeca-apuracao-dos-votosComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.