Carregando aguarde...
Itapira, 07 de Janeiro de 2025
Notícia
19/10/2013 | Começa mais uma edição do Horário Brasileiro de Verão

 Hoje é dia de adiantar os relógios em uma hora a partir da meia noite. Pelo 28º ano consecutivo o governo federal adota a medida que segundo os experts da área contribui para a economia de energia elétrica. A mudança no ponteiro do relógio atingirá neste ano os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, e vai vigorar até dia 16 de fevereiro de 2014.

Embora já conhecido da população, o Horário de Verão costuma dividir opiniões. Entre os que costumam elogiar a medida se encontra um expressivo contingente de brasileiros que adotam a prática de atividades físicas. A professora de Educação Física e empresária Adriana Brandão, da academia Corpo Ativo, diz que de uma forma geral a clientela festeja o novo horário. “O principal benefício é o fato do dia se tornar mais longo. Isso funciona como um grande incentivo àquelas pessoas que adotam um modelo de vida pautado na prática de atividades físicas das mais variadas, não somente nas academias, mas também aquelas que privilegiam uma caminhada, corrida ou um passeio de bicicleta”, opinou. Adriana considera ainda que o efeito da mudança do horário altera pouco o chamado ‘relógio biológico’. “A maioria das pessoas se acostuma rapidamente. Evidentemente que existem aquelas pessoas que demoram um pouco mais para se acostumarem, mas de uma forma geral todos acabam se habituando com a nova situação”, defendeu.

 

Quem costuma acordar muito cedo pode estranhar mais. A responsável pelo setor de Recursos Humanos da Viação Itajaí, Maria Lúcia de Paula, conta que é normal que os motoristas se queixem da mudança de horário. “Há uma mudança no relógio biológico das pessoas sem falar na percepção da chegada do dia. Nossos motoristas chegam para trabalhar em sua maioria às 4h00. Ou seja, estarão começando a jornada de trabalho na verdade às 3h00. Normal que haja no começo algum estranhamento. Este tipo de percepção atingirá também os passageiros, que são atendidos sempre a partir das 5h00 e começarão a rotina diária uma hora antes. Com o passar dos dias todo mundo acaba se acostumando e tudo volta ao normal”, raciocinou.
 
A categoria dos vigilantes empresariais lida com um efeito inusitado na avaliação do profissional do setor Luiz Machado, atualmente investido na função de vereador. “Esta uma hora a mais, ou a menos, dependendo da circunstância,interfere na jornada dos trabalhadores da área de segurança empresarial por causa dos turnos diferenciados de trabalho. Geralmente provoca muita reclamação”, considerou. Machado também defende que tudo é uma questão de hábito. “Uma semana depois a maioria nem reclama mais. Tem quem goste, tem quem não goste. Como tudo vai girar em torno do novo horário, eu no meu caso particular, entendo que o melhor a ser feito é levar as coisas como se nada tivesse mudado”, completou.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1443 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções