Foi realizada na manhã de sexta-feira, 07, em Águas de Lindóia-SP, um encontro entre autoridades da região para compartilhamento de informações sobre a participação da vizinha cidade como uma das que irão recepcionar uma seleção da Copa do Mundo. Águas de Lindóia será a casa da Costa do Marfim, que escolheu o Centro de Treinamento do Oscar Inn Eco Resort para hospedagem e treinamentos.
Na quarta-feira, 28, na Prefeitura de Águas de Lindoia, foi realizado o primeiro de vários encontros, cujo objetivo é definir uma participação construtiva de municípios que integram o Consórcio de Turismo do Circuito das Águas, visando aproveitar as oportunidades que o esperado fluxo de turistas estrangeiros possa trazer ao país. Participaram representantes da Secretaria Estadual de Turismo e representantes das cidades de Serra Negra, Lindóia, Jaguariúna, Holambra e da cidade anfitriã.
Segundo informou Antonio Henrique Corsi, diretor de Esportes e Recreação de Águas de Lindóia, as cidades vizinhas como Itapira, devem se mobilizar para fazer parte deste esforço coletivo. Indagado porque Itapira não havia sido convidada, disse que o convite foi específico para autoridades das cidades do Consórcio de Turismo.
Corsi revelou que a participação se daria no encontro realizado ontem, 07, no Hotel Panorama, que trouxe representantes da Fifa e do governo federal. Participou como enviado da Secretaria de Esportes de Itapira, o professor de Educação Física, Fabrício Silvestre.
Corsi imagina que Itapira pela condição privilegiada de primeira cidade antes da chegada ao Circuito das Águas, via Lindóia, pode se beneficiar do processo vivido por Águas de Lindóia. “Eu imagino que a ligação passando por Mogi Mirim em direção a Itapira será mais utilizada do que a SP – 360 (Jaguariúna-Águas de Lindóia). Itapira não pode perder essa oportunidade. Além do mais, tem um grande trunfo, que é o fato de ser a cidade natal de uma lenda das copas do mundo, Bellini, o capitão da Copa de 1958. Tem que saber capitalizar isso”, recomendou.
Entre as questões abordadas no encontro da semana passada, três tiveram mais destaque: transmissão de dados, questões sanitárias e segurança. Edson Rodrigo, do Consórcio de Turismo, chegou a falar sobre um suposto plano de hackers a instalações de computadores em Águas de Lindóia. Ele garantiu que isso ocorreu na semana passada, fato desconhecido por muitos dos presentes. Benjamim Junior, vice-presidente da Associaçãodos Hotéis de Águas de Lindóia, disse que em seu estabelecimento não ocorreu nada neste sentido.
Leitos
Indagado sobre a expectativa dos hoteleiros por causa da presença da seleção da Costa do Marfim na cidade, disse que é difícil estimar exatamente o impacto da presença dos marfinenses. “Acho que talvez umas 800 pessoas como parentes de jogadores, dirigentes, jornalistas, de repente poderão montar base na cidade e isso vai sim aquecer o setor”, imagina. Segundo ele, a cidade que disponibiliza mais cinco mil leitos, vem se preparando adequadamente, dando treinamento especial para os empregados do setor.
Juliano Beline, diretor de Turismo, estima que normalmente durante o mês de julho, 200 mil turistas visitem a cidade. “Trabalhamos com a possibilidade de termos 30% a mais de visitantes durante a realização da Copa”, espera. Ele disse que o comitê gestor de Campinas (cidade que vai receber Portugal e Nigéria)vai procurar direcionar eventuais turistas para passeios em cidades da região.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.