Carregando aguarde...
Itapira, 22 de Novembro de 2024
Notícia
11/02/2014 | Comitê Regional da Copa quer participação de Itapira

Foi realizada na manhã de sexta-feira, 07, em Águas de Lindóia-SP, um encontro entre autoridades da região para compartilhamento de informações sobre a parti­cipação da vizinha cidade como uma das que irão re­cepcionar uma seleção da Copa do Mundo. Águas de Lindóia será a casa da Costa do Marfim, que escolheu o Centro de Treinamento do Oscar Inn Eco Resort para hospedagem e treinamentos.

Na quarta-feira, 28, na Prefeitura de Águas de Lindoia, foi realizado o pri­meiro de vários encontros, cujo objetivo é definir uma participação construtiva de municípios que integram o Consórcio de Turismo do Circuito das Águas, visando aproveitar as oportunidades que o esperado fluxo de turistas estrangeiros possa trazer ao país. Participaram representantes da Secre­taria Estadual de Turismo e representantes das cida­des de Serra Negra, Lindóia, Jaguariúna, Holambra e da cidade anfitriã.

Segundo informou Anto­nio Henrique Corsi, diretor de Esportes e Recreação de Águas de Lindóia, as cidades vizinhas como Itapira, de­vem se mobilizar para fazer parte deste esforço coletivo. Indagado porque Itapira não havia sido convidada, disse que o convite foi específico para autoridades das cidades do Consórcio de Turismo.

Corsi revelou que a par­ticipação se daria no en­contro realizado ontem, 07, no Hotel Panorama, que trouxe representantes da Fifa e do governo federal. Participou como enviado da Secretaria de Esportes de Itapira, o professor de Educação Física, Fabrício Silvestre.

Corsi imagina que Itapira pela condição privilegiada de primeira cidade antes da chegada ao Circuito das Águas, via Lindóia, pode se beneficiar do processo vivido por Águas de Lindóia. “Eu imagino que a ligação passando por Mogi Mirim em direção a Itapira será mais utilizada do que a SP – 360 (Jaguariúna-Águas de Lindóia). Itapira não pode perder essa oportunidade. Além do mais, tem um gran­de trunfo, que é o fato de ser a cidade natal de uma lenda das copas do mundo, Bellini, o capitão da Copa de 1958. Tem que saber capitalizar isso”, recomendou.

Entre as questões aborda­das no encontro da semana passada, três tiveram mais destaque: transmissão de dados, questões sanitárias e segurança. Edson Rodrigo, do Consórcio de Turismo, chegou a falar sobre um suposto plano de hackers a instalações de computa­dores em Águas de Lindóia. Ele garantiu que isso ocorreu na semana passada, fato desconhecido por muitos dos presentes. Benjamim Junior, vice-presidente da Associaçãodos Hotéis de Águas de Lindóia, disse que em seu estabelecimento não ocorreu nada neste sentido.

Leitos

Indagado sobre a ex­pectativa dos hoteleiros por causa da presença da seleção da Costa do Mar­fim na cidade, disse que é difícil estimar exatamente o impacto da presença dos marfinenses. “Acho que talvez umas 800 pessoas como parentes de jogadores, dirigentes, jornalistas, de repente poderão montar base na cidade e isso vai sim aquecer o setor”, imagina. Segundo ele, a cidade que disponibiliza mais cinco mil leitos, vem se preparando adequadamente, dando treinamento especial para os empregados do setor.

Juliano Beline, diretor de Turismo, estima que nor­malmente durante o mês de julho, 200 mil turistas visitem a cidade. “Traba­lhamos com a possibilidade de termos 30% a mais de visitantes durante a reali­zação da Copa”, espera. Ele disse que o comitê gestor de Campinas (cidade que vai receber Portugal e Nigéria)vai procurar direcionar even­tuais turistas para passeios em cidades da região.

Costa do Marfim será inserida nas aulas de História nas escolas de Águas de Lindóia
 
Confirmada como anfi­triã da seleção da Costa do Marfim durante a Copa do Mundo, Águas de Lindóia já vive o clima e a expectativa pela chegada dos ilustres visitantes. E, para tanto, as escolas da rede municipal, assim como as estaduais, irão inserir o país africano nas aulas de História.
 
O objetivo é oferecer aos alunos um pouco de conhe­cimento sobre a Costa do Marfim, para que todos te­nham um contato mais direto com os costumes do povo marfinense. Dessa forma, as escolas estaduais Vicente Rizzo e Francisco Tozzi, assim como as que pertencem à rede municipal, irão oferecer um leque de informações aos alunos durante as aulas de História.
 
A confirmação da inserção de informações sobre o país afri­cano nas escolas estaduais foi dada pela diretora Elizabeth de Sousa Franco e a vice-diretora Ana Maria Albino Ceconi, da Vicente Rizzo, e Tânia Maria Rocha de Oliveira e Regina Aparecida Pelatieri Goulart, da Francisco Tozzi.
 
SAÚDE - Em reunião na Diretoria de Saúde foram tra­tados assuntos sobre ações pedidas e o planejamento para receber os turistas, imprensas e familiares durante a Copa 2014. A Vigilância Sanitária também foi assunto.
 
O presidente do Comitê Municipal, Antônio Henrique Corsi, e o vice Juliano Beline visitaram na tarde de quarta­-feira, 15, as fontes de água do Centro, o Morro do Cruzeiro, Bosque Zequinha de Abreu e a Praça Adhemar de Barros. O relatório será discutido na reunião com a diretora de Obras para melhorias nestes pontos turísticos.

 

O Comitê Municipal da Copa estará nesta segunda­-feira, 20, às 16h00, na sede do Comitê Paulista da Copa em audiência com a coor­denadora executiva, Raquel Verdenacci, para iniciar as ações do Projeto Piloto que será implantado em Águas de Lindóia durante a Copa 2014.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1689 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções