Na quarta-feira, 02, a Casa das Artes abrigou a primeira reunião do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) com os profissionais de artesanato cadastrados do município. A reunião serviu para que os mesmos conhecessem as propostas do projeto elaborado pelo órgão.
Recentemente o Comtur realizou o cadastramento dos profissionais da área.
Ao todo foram 20 inscrições realizadas com uma variação de técnicas para a produção dos artigos comercializados na cidade. O encontro da quarta-feira teve como objetivo apresentar a proposta do projeto, que é inicialmente reunir o grupo, conhecer a demanda do trabalho local e viabilizar orientação especifica para classe.
Para tanto o Comtur conta com a parceria do SEBRAE-SP, que através do Projeto de Desenvolvimento Turístico Regional “Caminhos da Baixa Mogiana”, que atua nos municípios de Itapira e Mogi Mirim, viabilizará não só ações que visem o crescimento individual de cada um, mas dará a oportunidade de ampliar a visão desses profissionais quanto ao fortalecimento do trabalho em conjunto e consequentemente fomentar a conquista da valorização do seguimento e de seu espaço dentro da economia do município.
A reunião foi apresentada pela presidente do Comtur, Wanella D’Avila Bitencourt, e pela gestora do projeto “Caminhos da Baixa Mogiana”, Thalita de Pádua Medeiros, do SEBRAE-SP, sendo que toda a articulação com os artesãos estão sendo realizadas pelas representantes do seguimento de artesanato dentro do órgão, as artesãs Edna Kuroda e Kelly Scarpioni.
A programação inicial do projeto anunciada teve em seu roteiro o anúncio de uma visita à AssociArte (Associação de Artesanato) em Monte Alegre do Sul-SP, marcada para a terça-feira, 15; uma visita à Mega Artesanal em São Paulo, no dia 25, e participação no curso Juntos Somos Fortes, do SEBRAE, que terá 12 horas/dias de curso, com previsão para acontecer no mês de agosto no período da noite.
O projeto do Comtur conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. “Caso haja alguém que não tenha realizado o cadastro, mas que tenha interesse em participar do projeto, pedimos para que entre em contato com o conselho”, solicita Wanella. O contato pode ser através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 9 8239-6459.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.