Carregando aguarde...
Itapira, 22 de Novembro de 2024
Notícia
22/09/2012 | Comunidade abraça causa da população deficiente

 

Foi concluída ontem, 21, com a exibição na sede da Associação para Preparo do Adolescente (AIPA) do desenho animado Rio, a 1ª Semana de Luta Pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, evento que somou esforços de diversas entidades do município, sob coordenação da Rede Social e do departamento de Promoção Social da Prefeitura. Dirigentes de ambos os organismos estimam o evento mobilizou pelo menos duas mil pessoas em quatro dias de atividades.
 
Foram abordados temas diversos como a questão da legislação que ampara deficientes exigindo que parcela do quadro funcional da maioria empresas tenha pessoas com este perfil; a discussão dos dados colhidos até aqui num esforço conjunto para se criar um cadastro municipal de pessoas  portadoras de deficiência e é claro, lazer , entretenimento e cultura. Esta última orientação teve lugar na casa de eventos Mix na tarde da última quinta-feira,  e na exibição do premiado desenho  na sede da AIPA. 
 
Também os demais encontros, o de terça, 19, o Fórum Municipal da Pessoa Com Deficiência e a Palestra Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho em Campinas e Região realizada no dia seguinte, atraíram um público interessado e atento. Na tarde de brincadeira de 4ª feira se fizeram representadas até mesmo instituições de outras cidades, como o ICA de Mogi Guaçu e o Grupo Catavento da cidade de Divinolândia. Estas entidades se juntaram ao público atendido pela APAE, Casa dos Amigos Hellen Keller, Cahek Associação Down e pessoas que são atendidas pelos Núcleos de Assistência Integral (ADI) da Prefeitura.
 
Regina Ramil, diretora do departamento de Promoção Social avalia que os encontros “foram espetaculares, atraíram muita gente”. “Se não houve comparecimento maior, talvez isso se deva a problemas inerentes às condições destas próprias pessoas, principalmente no tocante à locomoção. Mas ficou evidente que a questão do deficiente tem um grande apoio em nossa comunidade”, festejou.
 
A professora Letícia Maria de Lima, que representa o SENAC na Rede Social também fez uma avaliação bastante positiva. Segundo ela a sociedade como um todo acolheu a proposta de colocar a questão do deficiente na pauta das ações sociais. “Nossa proposta recebeu uma acolhida fabulosa, temos muito o que comemorar”, analisou. Um dos fatores práticos que segundo ela ganhou maior notoriedade com a realização dos encontros diz respeito à elaboração de um cadastro de pessoas com deficiência. 
 
Iniciativa gestada há cerca de dois anos, o cadastro já contabiliza cerca de 380 pessoas com algum tipo de deficiência. Letícia acha que  a realização da Semana ajudou na divulgação da iniciativa. Muitas pessoas por motivos diversos ainda não fizeram seu cadastro. Acredito eu que algumas até mesmo nem sabiam da iniciativa. Certamente vamos conseguir ampliar este cadastro depois da realização da nossa Semana de Luta”, confia.
 
A elaboração do referido cadastro vai ajudar, segundo entendimento comum entre as pessoas envolvidas em sua realização, à elaboração de políticas públicas mais consistentes voltadas para esta clientela.
 
 
Grande público prestigiou tarde de lazer na Mix Eventos na quinta-feira
 
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1602 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções