As duas apresentações natalinas da Banda Lira Itapirense ocorridas no domingo e na quarta-feira encerraram em grande estilo a 1ª Temporada de Concertos Especiais, que teve início em maio com o Brasileiríssimo e contou também com o Italianíssimo, em agosto, e Tributo ao Rock, em outubro. No domingo, o palco foi a Igreja Matriz de Santo Antônio e aproximadamente 400 pessoas acompanharam a apresentação, que teve duração de 1h30.
O espetáculo teve início com os corais Cidade de Itapira, Cristália, Veredas de Águas de Lindóia e Municipal da Estância de Socorro, que interpretaram as músicas Glória, Noite Azul e O Primeiro Natal sob o comando da maestrina Marcela Cristina Pereira e de Claiton Rodrigues de Lima. Em seguida, as aproximadamente 120 vozes dos corais foram acompanhadas pelos músicos da Lira na execução de Oh, Noite Santa!.
A participação instrumental sob regência do maestro Maurício Perina se deu com as interpretações de Pilatus e Queen In Concert, que culminou em muitos aplausos da platéia.
A surpresa da noite foi a participação especial das crianças Ana Gabriela dos Santos, Ivan Vinícius Leite dos Santos e Kauany Gabriely de Oliveira Moreira que foram destaque durante o musical O Circo, produzido pela banda em parceria com a Promoção Social e os NAIs (Núcleos de Atendimento Integral). Com a interpretação da música Alegria, do Cirque Du Soleil, os pequenos extraíram muitos elogios e aplausos. “Que coisa linda aquelas crianças! Toda a apresentação foi emocionante, cada um fez sua parte, mas as crianças foram maravilhosas”, declarou Terezinha Marcatti, 68 anos.
Ainda em clima de êxtase, o público acompanhou a interpretação emocionante de Ave Maria na voz da soprano Maria Gabetta. O tenor Nunno Dellalio fez o solo de Gesù Bambino e no dueto marcante foram interpretadas White Christmas e The Prayer.
No encerramento do concerto, corais, tenor, soprano e músicos interpretaram em uníssono as canções Adeste Fidelis, Noite Feliz e Jingle Bell Rock. “Foi maravilhoso, não tem outra definição, assim como os demais concertos da Banda Lira. Estamos vivendo um momento cultural de extrema evolução. Por exemplo, receber uma soprano e um tenor, é o primeiro ano que vejo. Foi nota dez”, elogiou o empresário José Roberto do Prado.
A soprano Marina Gabetta exaltou a competência do maestro Maurício Perina e dos músicos e agradeceu pela oportunidade de voltar a Itapira. “Essa época mexe muito com emoção, sentimentos, memórias e saudades. Sinto-me abençoada de conseguir transmitir com a minha voz essa emoção. Além disso, esse ambiente familiar da Lira é muito gostoso”, declarou.
Nunno Dellalio também elogiou os músicos e a recepção do público itapirense. “Cada concerto tem uma emoção diferente. As canções de Natal remetem a reflexão e ao olhar interno e nos emociona ainda mais ao ver o público chorando. Foi muito bom, um prazer estar aqui e agradeço ao povo de Itapira pela receptividade calorosa”, declarou.
A segunda apresentação do Concerto Especial de Natal foi realizada na última quarta-feira, na Praça Bernardino de Campos. Um público de aproximadamente 500 pessoas, além dos itinerantes, acompanhou as execuções dos músicos, dos corais e dos convidados. Durante o encerramento, uma máquina produziu neve artificial e encantou ainda mais os expectadores.
Em sua análise, o maestro Maurício Perina se disse satisfeito pelo resultado obtido depois de um ano intenso, com mais de 90 apresentações e cinco concertos especiais de gêneros diferenciados. “Encerramos com chave de ouro. Natal é sempre emocionante, mas torna-se muito mais depois de ver tudo acontecer conforme o previsto e ensaiado. Cada peça foi escolhida a dedo para essa data e ver a platéia emocionada indica que atingimos nossos objetivos. Sobre as crianças, fiquei surpreso e satisfeito com a desenvoltura e performance perante os músicos e o público. Cada um dos convidados deu o seu melhor e resultou nessa apresentação maravilhosa”, concluiu
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.