Com vagas abertas em três áreas do serviço público municipal, os concursos abertos pela Prefeitura de Itapira por determinação do prefeito Toninho Bellini receberam 1461 inscrições, sendo a maioria de interessados do próprio município. As inscrições puderam ser feitas até o dia 16, sexta-feira, e foram recebidas tanto pela internet como pessoalmente, neste caso em plantão especial no Centro de Valorização do Trabalho “Prefeito José Casimiro Rodrigues” (CVT).
Inscreveram-se para as vagas na área administrativa 981 pessoas. O cargo com mais interessados é o de escriturário, com 349 inscritos. Em seguida vem o de recepcionista, com 235 pessoas disputando as vagas abertas, e em terceiro lugar o cargo de agente de serviços, com 116 inscrições.
Na área da educação, 415 pessoas disputam as vagas abertas em três cargos específicos. A maior procura é pela posição de professor de educação infantil, que anotou 348 interessados. Para as vagas de professor de educação artística há 37 inscritos e para a de instrutor de informática outros 30 inscritos.
A área de saúde foi a que teve o menor número de inscritos. No total foram 65, sendo que a posição de farmacêutico é que obteve maior interesse, com 41 pessoas inscritas. Entre as especialidades médicas, a que teve maior procura foi a de plantonista de Pronto Socorro, com sete inscrições. O cargo mais disputado em seguida é o de ginecologista, com cinco inscritos.
Assim como já ocorreu em outros concursos, não houve interessados para o cargo de pediatra, o mesmo ocorrendo com o de endoscopista. As ausências seguem, de certa forma, uma tendência vista dentro das próprias faculdades de medicina, em que a pediatria vem se mostrando menos procurada como especialidade pelos recém-formados. Ao mesmo tempo, a baixa procura em algumas posições médicas é resultado também da opção que a maioria dos formandos faz pelos grandes centros.
O encerramento das inscrições mostrou ainda que do total de 1461 interessados exatamente 1217 são de Itapira, enquanto 244 vieram de outras 40 localidades de três estados. O município com mais inscritos é Mogi Guaçu, de onde vieram 54 interessados. Em seguida vem Mogi Mirim, com 38 inscrições, seguido por Jacutinga, com 20; Águas de Lindóia, com 18, e São Paulo, com 17.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.