O Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA) reuniu-se na última quarta-feira 21, na sala de reuniões dos Conselhos Municipais, para analisar a proliferação de pedidos por parte de comerciantes locais para que canteiros e áreas verdes do município sejam transformados em estacionamento para atender clientela.
Com relação a este último assunto, foi tomada decisão por unanimidade no sentido de não autorizar tais pedidos. Segundo apurou o Jornal A Cidade, o prefeito José Natalino Paganini adotou como critério levar este tipo de pedido para análise e aprovação ou reprovação do órgão, que tem delegação deliberativa para casos iguais a este.
A bióloga Maria Odete Mello, presidente do Condema, disse que o órgão já vinha observando com preocupação a proliferação deste tipo de intervenção. “Além de questionável do ponto de vista legal, trata-se de uma intervenção que traz prejuízos à paisagem urbana, ao meio ambiente e fica aquela indagação se é justo privilegiar um estabelecimento em detrimento de outros”, argumentou.
Ainda conforme apurou a reportagem de A Cidade, o órgão foi solicitado a apreciar um pedido feito por uma empresa do setor de portões automáticos que pleiteou medida semelhante a uma que beneficiou um supermercado no bairro dos Prados, localizado na avenida Juritis. “ Aí está um exemplo bem didático de que a permissividade observada anteriormente acarreta problemas já que outros estabelecimentos também se acham no direito de também invadir o espaço público para criar vagas de estacionamento. É preciso restringir isso”, defendeu a dirigente.
Corredor das Onças
A reunião de quarta-feira passada foi marcada pela presença do médico veterinário Pedro Nacib Jorge Neto, proprietário rural empenhado na divulgação do projeto Corredor das Onças em nosso município. Ele fez uma explanação sobre o referido programa que tem apoio do Ministério do Meio Ambiente através do Instituto Chico Mendes (ICMbio).
Os conselheiros ouviram atentamente a palestra de Pedro Neto e ao final do encontro foi decidido que o Conselho irá intermediar junto à Prefeitura um maior apoio para a efetivação do programa em nossa cidade, tendo sido sugerido, inclusive, que seja oferecido aqui em Itapira um curso de manejo de grandes felinos. Pedro Neto disse à Cidade que considerou muito proveitosa a conversa com os conselheiros. “Já tínhamos um contato oficial junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente para oferecer suporte ao nosso projeto. Mas, um apoio do Condema vem a agregar ainda mais visibilidade ao programa. Neste sentido foi muito oportuno este encontro”, discorreu.
Canteiro da avenida Juritis sofreu interferência para criação de vagas de estacionamento. Condema quer coibir esta prática
Pedro Nacib Jorge Neto falou sobre a importância do projeto Corredor das Onças