Responsável pelos dois acessos do clube, em 2007 para a Série A-3 e este ano para a A-2, Paulinho Ceará foi confirmado como treinador da Esportiva Itapirense para a próxima temporada. O técnico já está elaborando o que pretende para que a Vermelhinha faça uma campanha que garanta, pelo menos, a permanência entre os 20 clubes da competição para o ano seguinte.
Depois de uma rápida passagem pelo futebol da Síria e, apesar do país estar vivendo uma guerra civil que já dura mais de um ano, chegar à fase semifinal da Copa da Ásia dirigindo o Al Shorta, Paulinho Ceará foi confirmado como treinador da Esportiva Itapirense para a próxima temporada. Com dois acessos na bagagem, em 2007 e 2013, o treinador pretende definir, até o final deste mês, boa parte do elenco com o qual irá trabalhar. “Até o dia 28 deste mês pretendo estar com pelo menos 15 jogadores confirmados”, disse em entrevista ao Portal PCI e ao jornal A Cidade na quinta-feira, 10.
Dentro do planejamento do treinador, depois da confirmação dos atletas, os trabalhos físicos devem começar no início de novembro. “Espero ter no elenco pelo menos 12 jogadores de excelente nível técnico e a partir do início de novembro começar os trabalhos físicos”, revelou. “Dessa forma poderemos ter a espinha dorsal da equipe”.
Apesar de ainda não ter um elenco nas mãos, o treinador segue com as observações e o contato com possíveis contratados. “Na quarta-feira estivemos em Limeira, observando a partida entre Independente e São Bernardo, pela Copa Paulista e estamos mantendo contato com alguns jogadores”, explicou. O treinador confirmou também que três jogadores que fizeram parte do elenco que alcançou o acesso no primeiro semestre desse ano devem retornar. O goleiro Matheus, o zagueiro Saulo e o atacante Ray já foram contatados e fazem parte dos planos. “O volante Pablo também é outro nome que pode fazer parte do elenco”, adiantou.
Ao ser questionado sobre qual seria a maior diferença entre as séries A-2 e A-3, Paulinho Ceará foi enfático em afirmar que a qualidade dos jogadores é muito maior, por isso é necessário que se tenha em mãos recursos para que se possa contratar jogadores de alto nível técnico. “Outra dificuldade é que 80% das equipes que irão disputar a Série A-2 estão em atividade e aqui nós estaremos começando um trabalho do zero”, frisou
Comissão técnica
Se ainda não tem o elenco definido, pelo menos o treinador já possui a comissão técnica montada. Nela estão o preparador físico Paulo Souza e o preparador de goleiros Dida. O atacante Juary, que até o início do ano fez parte do elenco e participou da campanha do acesso, será o auxiliar-técnico e o ex-zagueiro Joel, atualmente dirigindo a equipe Sub-17, também estará na comissão técnica.
Em relação ao desempenho da Esportiva na Série A-2, o treinador adiantou que pretende realizar um trabalho de dois anos, ou seja, neste primeiro ano manter a equipe na Série A-2, disputar a Copa Paulista 2014, com a base da Série A-2 e, em 2015, trazer apenas alguns jogadores pontuais para suprir carências do elenco, sem que se tenha necessidade de contratar uma equipe inteira. “Esse é o pensamento, primeiro manter a equipe na Série A-2 e depois, com a base formada, pensar no ano seguinte com mais ambição”, explicou.
Paulinho Ceará disse que pretende olhar com carinho as categorias de base da Esportiva, para que em médio prazo a equipe possa contar com jogadores revelados na cidade.“Uma equipe não sobrevive apenas dos patrocínios, é preciso revelar jogadores, gerar receita para a equipe, com um jogador da cidade no time, os torcedores da cidade vão mais ao campo, o apoio é maior”, frisou. “Me preocupo, e muito, com as divisões de base”.
Com esse pensamento, o treinador está observando também os atletas da cidade. “No final de semana fui assistir a um jogo da 3ª divisão da Copa Itapira para ver um garoto chamado Robinho, de 16 anos, que tem muito talento e um grande futuro se for bem trabalhado”, disse. O treinador também lembrou e agradeceu o apoio que vem recebendo na cidade e disse que espera contar ainda mais com o torcedor itapirense nessa nova batalha, na Série A-2. “Ter os torcedores do nosso lado é de grande importância para que o trabalho seja bem feito”, finalizou.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.