Paciente está recuperado e ações tomadas
A Secretaria de Saúde confirmou na tarde desta sexta-feira a ocorrência de um caso de dengue 4 no município. O sub-tipo da doença só foi comprovado depois de diversos exames, entre os quais o de isolamento do vírus. A paciente, uma mulher de meia idade, da região dos Prados, já se recuperou e está em condições normais de saúde, inclusive com retorno ao trabalho.
Antes mesmo da comprovação pelo exame de isolamento, a Secretaria de Saúde já havia tomado todas as providências de profilaxia necessárias para este tipo de caso. A residência foi nebulizada, os familiares contatados e a área limpa, entre outras medidas.
Em vista da confirmação deste novo sub-tipo, que é considerado bastante perigoso, sobretudo para aqueles que já tiveram a doença, a Vigilância Epidemiológica pede que a população reforce as ações de combate ao mosquito transmissor, com a limpeza de caixas d’água, eliminação de poças e outras. Além disso, alerta ainda para que em caso de ocorrência dos sintomas as pessoas procurem imediatamente as unidades de saúde. Os principais sintomas são: dor de cabeça, dor no fundo do olho, febre, vermelhidão eventual pelo corpo, dor abdominal e náuseas.
Durante a próxima semana, outras medidas deverão ser tomadas pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária.