O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, apelou hoje (24) para que líderes políticos da União Europeia busquem soluções rápidas e práticas para conter os efeitos da crise econômica internacional. Segundo ele, a cada dia aumenta a “urgência” de ações que evitem o agravamento da situação econômica na região. "Temos que trabalhar em questões difíceis", disse.
De acordo com Van Rompuy, a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo dos 27 integrantes do bloco, em 18 e 19 de outubro, será “crucial” para a análise dos planos em discussão em cada país. Atualmente a Europa enfrenta um momento de tensão com o aumento do número de desempregados, que chegam a 25 milhões de pessoas, elevação de tarifas e impostos.
No fim de semana, o presidente da França, François Hollande, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, reuniram-se para discutir os mecanismos que podem ser adotados. Há divergências entre os dois sobre o papel a ser desempenhado pelo Banco Central Europeu na resolução da crise, principalmente na compra de dívidas soberanas dos países mais afetados, além do financiamento direto para os bancos privados sob capitalização.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.