Carregando aguarde...
Itapira, 02 de Outubro de 2024
Notícia
08/08/2011 | Consulta Pública na Câmara passa por unanimidade


 

O projeto de resolução 04/2011que institui a Consulta Pública no Legislativo itapirense foi aprovado por unanimidade na sessão de terça-feira (02). O texto havia sido lido em plenário antes do recesso e entrou direto na ordem do dia.

 

O projeto inovador tem por objetivo estimular a democracia participativa, dando a possibilidade de a população opinar sobre assuntos ligados diretamente ao cotidiano do município e de interesse público. O serviço ficará disponível no site da Câmara, www.camaraitapira.sp.gov.br. O funcionamento será simples e permitirá que qualquer cidadão com acesso à internet possa participar.

 

Segundo a secretaria da Casa, o projeto está na fase final para ser implantado, e dentro de duas semanas já deve estar disponível. “Vamos dar publicidade e ciência à população, assim como convidá-la para participar. Da mesma forma avisaremos com antecedência o tema que será discutido na primeira consulta”, informou o Presidente da Câmara Manoel Marques (PV).

 

Itapira é a primeira cidade da região a oferecer esse tipo de serviço, e a segunda no Estado de São Paulo, sendo que o sistema também é disponível na Câmara de São Carlos.

 

Basicamente a Consulta Pública se define pelo seu próprio nome. O projeto consiste em apresentar um tema à população, escolhido pelos parlamentares, e possibilitará que os visitantes opinem sobre o mesmo durante um tempo pré-determinado.

 

O internauta irá clicar em um link no site, será direcionado ao cadastro obrigatório, e apresentado ao tema. Neste momento ele terá uma série de material, como vídeos, textos, apresentações, entre outros para poder formar a sua opinião. Posteriormente ele contribuirá com sua opinião e justificará a mesma. A justificativa será obrigatória.

 

Após o término da Consulta todas as opiniões serão avaliadas por três funcionários técnicos da Casa. As opiniões que conterem palavras ofensivas ou não estiverem ligadas ao assunto serão excluídas. Posteriormente o resultado será publicado no site, mostrando a posição da população e todos os comentários. Um material impresso também será confeccionado para envio de autoridades, instituições e entidades que estiverem, porventura, ligadas ao tema.

 

“Tivemos, desde o início da minha presidência, o objetivo de abrir a Câmara para a população. A consulta Pública cumpre esse papel. Com este serviço a população poderá ser ouvida, poderá dar a sua opinião e ajudar ao vereador e outros agentes políticos a tomar decisões até na hora de votações. Isso é democracia, é uma oportunidade que a população nunca teve em nossa cidade, essa abertura do Legislativo para que todos contribuam com a posição é inédita em Itapira”, avaliou o Marques.

 

Os temas estarão ligados sempre a assuntos relevantes na cidade, e, nem sempre, sobre projetos que tramitam na Casa. A câmara poderá, por exemplo, abrir uma consulta pública sobre um tema que está tramitando a nível nacional, mas influa na cidade, e posteriormente enviar as opiniões às outras esferas governamentais.

 

“Além disso, grandes momentos do legislativo, como orçamento, Lei de Diretrizes Orçamentárias, projetos polêmicos, alterações na Lei Orgânica do Município e outras ações certamente ganharão uma consulta pública”, adiantou o presidente.

__________________________________________________________________________________

 

Entenda o Consulta Pública

 

A Consulta Pública será um serviço oferecido à população no site da Câmara que terá por objetivo ouvir a população sobre temas relevantes para a cidade.

 

Confira um exemplo:

 

A Câmara recebe um projeto de lei polêmico.

 

A mesa abre uma consulta pública no site perguntando se a população é a favor ou contra àquele projeto, e informa a população que está acontecendo esta avaliação.

 

O cidadão acessa o site da Câmara e entra na página da Consulta Pública. Inicialmente ele será apresentado ao tema, e contará com um material de apoio para poder balizar a sua opinião, como textos, leis, vídeos, infográficos, etc.

 

Depois, para opinar terá que se cadastrar.

 

Com o cadastro ele responderá se é favorável ou não ao tema apresentado. Posteriormente, deverá, obrigatoriamente, justificar a opinião para que o legislativo entenda o motivo da posição do cidadão.

 

Enquanto a consulta estiver no ar o cidadão poderá alterar sua opinião e justificativa, porém poderá opinar apenas uma vez.

 

Após o término, todo o conteúdo é analisado, filtrado e constrói-se um relatório final. Com o resultado da consulta, e todas as opiniões apresentadas (com exceção daquelas que estiverem fora do tema ou sejam ofensiva), publica-se no site, dá-se ciência na imprensa, e imprime-se um livro com todo esse conteúdo.

 

Vale frisar que o objeto da Consulta Pública necessariamente não precisa ser um projeto em tramitação, mas sim assuntos relevantes na cidade, como alterações na constituição, novas normas federais, ações do Executivo que possam receber intervenções do Legislativo, assuntos polêmicos do município, ou qualquer outro tema relevante ao município.

Fonte: Câmara Municipal

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1283 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções