Coreanos estiveram com Jacob e passam a semana conhecendo a estrutura do Cisbra
O prefeito de Amparo e presidente do Cisbra – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas, Luiz Oscar Vitale Jacob recebeu na manhã de terça-feira (11/8), integrantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e da República da Coreia, no Paço Municipal Prefeito Carlos Piffer.
Por meio do Instituto de Tecnologia e Indústria Ambiental da Republica da Coréia(Keiti), um acordo de cooperação técnica bilateral no valor de US$ 600 mil, buscando incentivar soluções compartilhadas entre municípios para o manejo adequado de resíduos sólidos foi assinado.
Os recursos serão aplicados para desenvolver estudos, projetos e programas que contribuam com a redução, reutilização, reciclagem e destinação de resíduos sólidos, de maneira ambientalmente adequada e economicamente viável.
Para a execução da primeira parte do acordo (desenvolvimento de estudos e busca soluções adequadas com relação ao lixo), o MMA selecionou para sediar o projeto o Cisbra Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas. O ministério, o consórcio e a delegação coreana vão elaborar o diagnóstico da gestão de resíduos na região do Circuito das Águas. Os encontros estão acontecendo nesta semana. Durante um ano, o projeto será debatido e elaborado
O acordo beneficiará 305 mil pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O MMA coordenará o trabalho e dará suporte técnico de forma a garantir que o projeto atenda integralmente à Política Nacional de Resíduos Sólidos
“A cidade de Amparo é muito bonita. Vimos à preocupação do Prefeito Jacob com o Meio Ambiente. Nossas expectativas são muito boas para a cooperação”, disse a gerente Instituto de Tecnologia e Indústria Ambiental da Republica da Coréia(Keiti), Park Si Young. .
O prefeito de Amparo e presidente do Consórcio, Luiz Oscar Vitale Jacob ressaltou a importância do projeto e lembrou que o Cisbra hoje é uma referência nacional, pois, além de atender o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, também já está a frente, com ações efetivas visando beneficiar o Meio Ambiente como um todo. “Amparo e os 11 municípios que fazem parte do Cisbra serão beneficiados. Nosso projeto foi aprovado e essa cooperação pode ser algo inédito a nível Brasil”, finalizou Jacob.
O CONSÓRCIO
Localizado no Estado de São Paulo, o Cisbra foi criado em julho de 2010, com a assinatura da carta de compromisso por 14 municípios. Além da sua atividade-fim, desenvolve, em paralelo, ações sociais, como programas de educação ambiental nas escolas e no meio rural, além de datas comemorativas ligadas à sustentabilidade. É formado hoje por 12 cidades: Amparo, Águas de Lindóia, Itapira, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pinhalzinho, Pedra Bela, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro e Tuiuti. Dos 12 municípios que formam o consórcio, seis são estâncias hidrominerais, o que exige alta capacidade de gestão dos resíduos sólidos.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.