A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAMA) concluiu durante a semana o trabalho de inspeção da frota municipal de veículos. O principal objetivo é o controle da fumaça escura emitida pelo escapamento dos veículos a diesel.Foram fiscalizados aproximadamente 70 veículos, incluindo caminhões e máquinas locados.
O biólogo Anderson Martelli, que coordenou a ação, informou que dois veículos apresentaram uma emissão de fumaça maior do que o desejável e foi feita uma recomendação aos setores de manutenção para que sejam consertados o mais breve possível. Martelli disse que a cada ano duas ações desse tipo serão realizadas, amparadas pela Lei Municipal 4.519/09 que dispõe sobre atividades pertinentes ao controle da poluição atmosférica. Ele disse que além dos benefícios ambientais que este tipo de ação preconiza, existe também a questão econômica. “Quanto mais escura for a cor da fumaça, maior será o consumo do veículo e, como conseqüência, a quantidade de partículas emitida pelos equipamentos na atmosfera. A cor da fumaça preta indica que o diesel não está sendo totalmente queimado e poderá causar danos ao motor e seus componentes (bombas, bicos injetores, turbinas)”, descreveu.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.