Na última quarta-feira, dia 31 de julho, o deputado estadual Alcides Amazonas (PCdoB) esteve em Itapira visitando o prefeito José Natalino Paganini (PSDB). Em pauta, as demandas da cidade e a disposição do parlamentar em ajudar na conquista de melhorias para a população. A reunião contou ainda com a presença do vice prefeito Dado Boretti (PC do B) e dos dirigentes do PCdoB local, Sillas Marco Silveira, Marcos Schimidt, Fabrício Silvestre, Beto Coloço e Vítor Belli de Carvalho.
“Nosso mandato está à disposição de Itapira. Queremos poder ajudar no êxito da cidade, pois isso representa, ajudar na conquista de mais qualidade de vida para o povo”, disse Amazonas.
O prefeito, por sua vez, mostrou-se satisfeito com a visita e elogiou a iniciativa do deputado, ressaltando a importância da interlocução entre os poderes Legislativo e Executivo para a viabilização de projetos de interesse do povo. “Esta é uma relação que independe dos partidos. Ficamos gratos com essa visita”, afirmou.
O deputado ressaltou sua disposição de ajudar a região e destacou: “o PCdoB faz política com amplitude, dialogando com diversas forças políticas sempre visando ajudar no progresso das cidades, dos estados e do país. Nosso foco é o desenvolvimento social, a distribuição de renda, enfim, políticas que ajudem especialmente o povo mais simples e os trabalhadores”.
Sobre o deputado
Alcides Amazonas nasceu em 3 de outubro de 1962 em Cidade Gaúcha (PR), mas passou toda a vida na capital paulista. Foi cobrador e motorista e construiu sua vida política no meio sindical, ocupando a secretaria geral do Sindicato dos Condutores de São Paulo e a diretoria da São Paulo Transportes (SPTrans).
Reconhecido por diversos setores sociais devido à sua luta em defesa dos trabalhadores, Amazonas obteve, em 2010, mais de 27 mil votos na disputa para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o que lhe garantiu a primeira suplência. Passou a compor a Bancada do PCdoB na Alesp no dia 3 de janeiro de 2013.
Amazonas também foi vereador entre 2001 e 2004. Na Câmara Municipal de São Paulo, fez um mandato a serviço do povo mais simples e apresentou importantes projetos em benefício dos trabalhadores. Entre as suas principais proposições está a Lei 13.207/01, que garantiu a manutenção dos cobradores nos ônibus, assegurando milhares de postos de emprego.
Também é de sua autoria a Lei 13.542/03, que obriga as empresas de ônibus que atuam no sistema de transporte coletivo municipal a renovarem sua frota adquirindo veículos com motor traseiro, medida que beneficiou tanto os operadores quanto os usuários. Amazonas foi ainda relator dos projetos que criaram o Bilhete Único e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana.
Entre 2005 e 2012, Amazonas foi coordenador-geral do escritório da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no estado de São Paulo. Liderou a força-tarefa de combate à adulteração de combustíveis, dando proteção aos consumidores, preservando o meio ambiente e garantindo a leal concorrência no mercado.
Neste período, teve participação ativa no debate sobre a política energética do país, com destaque para a descoberta do pré-sal e a diversificação das matrizes de produção de energia.